Epagri promove Seminário “Nossos Alimentos: do Campo à Mesa”

O Seminário “Nossos Alimentos: do Campo à Mesa”, que acontece nesta segunda-feira, 24 de junho, a partir das 8h, na sede da Epagri em Florianópolis, pretende atualizar informações sobre a produção, comercialização e abastecimento de alimentos, destacando novidades do setor, com ênfase na qualidade e resgate da tradição.

O evento foi organizado pela Associação dos Engenheiros Agrônomos da Grande Florianópolis (AEGRO), pelo Comitê de Defesa do Consumidor Organizado (Deconor) e Associação Biodinâmica do Sul (ABDSUL), com apoio do CREA/SC e Epagri.

O evento inicia com a apresentação pelo Ministério Público de SC do Projeto de Análise de Agrotóxicos nos Alimentos, que objetiva levantar a situação da contaminação em diversas regiões do Estado. Em seguida, a Cidasc vai apresentar a pesquisa feita nos alimentos orgânicos, também verificando a possível ocorrência de contaminação.

Outro assunto de destaque é a recente implantação em SC, de modo pioneiro no Brasil, do sistema de rastreabilidade em alimentos comercializados nas redes estaduais de supermercados. O sistema permite ao consumidor verificar, pelo celular, a origem do produto, além de obter informações do produtor, do local de produção e prazo de validade, entre outras, inclusive visualizando na telinha do aparelho fotos e dados .

A Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB/SC) e a delegacia estadual do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) vão mostrar as estratégias governamentais para a compra e armazenagem de alimentos diretamente dos agricultores familiares, com ênfase no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), através da Comissão Estadual da Produção Orgânica (CEPOrg), vai falar sobre a legislação dos alimentos, destacando a nova Lei dos Orgânicos.

A Prefeitura Municipal de Florianópolis apresentará o projeto de alimentação escolar baseado na compra de alimentos locais e regionais e a Epagri vai mostrar o Projeto de Desenvolvimento Territorial Sustentável, que visa valorizar a cultura e a culinária dos pequenos agricultores e pescadores. Abordando a qualidade, o representante da UFSC vai falar sobre itens de segurança, passando pelos aspectos do consumo do alimento fresco e os diversos hábitos alimentares e a necessidade do processamento de alimentos. O evento finalizará com a palestra de representante do Slow food, movimento que iniciou na Itália e hoje está presente em diversos países e que objetiva resgatar os alimentos mais tradicionais dos países e regiões.

 

Fonte: Márcia Sampaio/Epagri/Florianópolis, no telefone: (48 – 3665-5036), celular: (48 – 9602-0989), e-mail: marcias@epagri.sc.gov.br

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support