Tecnologia para logística é destaque na Semana da Indústria Senai/SC

24.05.2010

As últimas novidades em tecnologias de autoidenticação para a logística no mercado nacional e internacional serão apresentadas na abertura da Semana da Indústria Senai/SC, que acontece entre os dias 25 e 27, de maio em Itajaí. O evento tem como público alvo empresários e profissionais e conta com uma série de palestras e atividades em comemoração do Dia da Indústria (25 de maio).

A Gtt, empresa de base tecnológica da Grande Florianópolis especializada em identificação por radiofrequência, foi convidada a abrir o evento junto com o Instituto Fraunhofer no Brasil, uma das mais conceituadas instituições de tecnologia na Alemanha. Tanto a empresa quanto o instituto são parceiros do Senai em projetos que visam desenvolver sistemas tecnológicos e mão de obra para otimizar o trabalho de indústrias catarinenses, além de permitir intercâmbios empresariais.

Para abrir a Semana da Indústria, o representante do Instituto Fraunhofer, Hannes Winkler, ministra a palestra “Logística – Competências para atingir vantagens competitivas e reagir às mudanças econômicas”. Em seguida, o diretor executivo da Gtt, Guido Dellagnelo, complementa com o tema “Rastreabilidade para o setor logístico através da tecnologia RFID (identificação por radiofrequência)”.  “As questões relativas à segurança e rastreabilidade da cadeia logística estão na pauta das indústrias no mundo todo. Aqui no Brasil já temos um exemplo concreto de um porto seco, a Multilog em Itajaí, que está implementando a tecnologia RFID para gerenciamento de containeres no pátio”, explica Guido  Dellagnelo.

Foco no mercado

A parceria da Gtt com a unidade do Senai/SC em Itajaí está implementando a tecnologia RFID  em laboratórios na área de logística visando preparar mão de obra para atender as demandas locais, uma vez que a região é um importante centro portuário e de intensa atividade logística. No armazém didático do Centro de Referência em Logística, localizado em Itajaí, será aplicada a tecnologia, atendendo ao mercado das empresas de manufatura e prestadoras de serviço.

Pensando em contribuir com a difusão dessa tecnologia nos cursos técnicos e de qualificação nessa área, desde o início deste mês, profissionais especializados da Gtt treinam a equipe técnica da instituição em Itajaí. A expectativa é de que, já no segundo semestre, a tecnologia possa ser levada para as salas de aula. “O projeto é muito importante porque podemos repassar boas práticas aplicadas em nosso laboratório de armazenagem para as indústrias locais que tem demanda para esses serviços”, avalia o professor e consultor de empresas do Senai/SC, Rafael Eduardo da Cruz.

Fonte: 1 via

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support