A trajetória do escritor e piloto francês Antoine de Saint-Exupéry (1900 – 1944), autor do clássico “O Pequeno Príncipe”, é tema de uma exposição no Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa, no centro de Florianópolis. A mostra “O Aviador e o Pescador”, está aberta à visitação até 11 de dezembro de 2011 e é apoiada pela Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina).
Com curadoria e textos de Mônica Cristina Corrêa e ilustrações de Juliana Góes, a exposição vem sendo visitada por muitos estudantes. “Eu não conhecia a trajetória do autor, mas conhecia o livro. Achei que ele era muito mais velho do que realmente é, do tempo da bíblia. E as ilustrações parecem muito com as do livro”, comenta a aluna Luciana Vilela.
A exposição tem como objetivo informar o público infanto-juvenil (a partir dos seis anos) sobre a passagem do aviador por Florianópolis (1929 – 1930) e mostrar a sua relação com moradores do bairro Campeche, no sul da ilha, além de manter presente a imagem do escritor que agrada leitores ao redor do mundo, até a atualidade. “Eu não sabia que ele tinha passado por Florianópolis, cheguei a duvidar. Mas, vi as fotos e realmente acreditei”, relata o estudante Eduardo Petry.
Outros Projetos
O Projeto cultural “De Saint-Exupéry a Zeperri” foi idealizado pela pesquisadora Mônica Cristina Corrêa, que junto a sua equipe pretende resgatar e divulgar a memória de Antoine de Saint-Exupéry e sua passagem por Florianópolis. Um vídeo-documentário já foi realizado e outros projetos ainda maiores estão por vir, como o restauro e a adequação do antigo casarão que servia de alojamento aos pilotos franceses, localizado no Campeche, para que se torne espaço cultural.
Presidente da Fapesc, Sergio Gargioni prestigiou a abertura da exposição. Ao lado a curadora Mônica Corrêa
Serviço:
O que: Exposição “O Aviador e o Pescador”
Onde: Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa, centro de Florianópolis
Quando: de 10 de novembro a 11 de dezembro de 2011
Visitação: de terça a sexta-feira, das 10h às 18h. Sábados e domingos, das 10h às 16h
Entrada gratuita. Para grupos é necessário agendamento prévio pelo telefone (48) 3028.8091
Fonte: Joel Pereira. Estagiário da Assessoria de Comunicação na Fapesc