II Mostra de Soluções Tecnológicas reúne Prefeitura e empresas inovadoras

Cerca de 100 pessoas, entre empresários do setor tecnológico e representantes das secretarias e órgãos da Prefeitura de Florianópolis, participaram na última terça-feira, dia 18 de outubro, da II Mostra de Soluções Tecnológicas da Capital da Inovação. O evento foi uma troca de informações, conhecimentos e experiências sobre os desafios de modernização da Prefeitura de Florianópolis e as soluções inovadoras oferecidas pelas empresas instaladas no município. O evento faz parte da programação da I Semana Municipal de Ciência e Tecnologia de Florianópolis.

A II Mostra foi promovida pela Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável (SMCTDES) e pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE). Os encontros entre empresas e órgãos da Prefeitura foram organizados em reuniões paralelas, divididas em seis áreas: saúde, educação, segurança, governo eletrônico, mobilidade e sustentabilidade. Durante as reuniões, os representantes das secretarias municipais apresentaram seus desafios e demandas tecnológicas e as empresas mostraram as soluções que oferecem para a melhoria dos serviços públicos municipais.

No espaço Saúde, por exemplo, foram apresentadas soluções para gestão e armazenamento de informações médicas, entre outros. Em Educação, soluções para educação a distância e uma lousa digital estiveram em destaque. Em Segurança, sistemas para monitoramento de imagens e alarmes, controle de acesso, entre outros, foram foco de apresentação. Na vertical Governo, as empresas apresentaram sistemas de gestão pública informatizada, geoprocessamento, proteção de dados e outros. Sustentabilidade e mobilidade urbana completaram os seis espaços.

O objetivo da II Mostra foi ampliar o relacionamento entre as empresas e a Prefeitura. “Nossa cidade está repleta de empresas e empreendedores que são referências em inovação, mas muitas vezes não os conhecemos. Com a proposta de promover a aplicação do conhecimento gerado em Florianópolis na solução dos problemas daqui, a II Mostra realizou o encontro entre quem precisa de soluções com quem sabe resolver”, avaliou o Secretário Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável, Carlos Roberto De Rolt.

O presidente da ACATE Rui Luiz Gonçalves destacou a importância do evento para as empresas inovadoras de Florianópolis. “O sucesso da II Mostra deixou claro que a Capital da Inovação não existe apenas na teoria. A aproximação da nossa indústria criativa com os representantes da administração municipal é um exemplo que pode ser levado para outros municípios”, destacou.

Para o Prefeito Dário Berger, a administração municipal precisa acompanhar a evolução das tecnologias e conhecer o que é desenvolvido em Florianópolis. “A indústria do conhecimento é o ramo do futuro e a Prefeitura não pode ficar distante desse setor, precisa conhecê-lo, acompanhá-lo e apoiá-lo”, afirmou o Prefeito.

A primeira edição da Mostra de Soluções Tecnológicas para a Capital da Inovação foi realizada em 2009, também por meio de uma parceria entre a SMCTDES e a ACATE. Na I Mostra, apenas as empresas apresentaram os seus produtos, sistemas e serviços.

Semana de Ciência e Tecnologia
A II Mostra de Soluções Tecnológicas da Capital da Inovação faz parte da programação da I Semana Municipal de Ciência e Tecnologia, que será realizada até o dia 23 de outubro. A Semana Municipal de Ciência e Tecnologia acontece em paralelo a Semana Nacional, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Fonte: Prefeitura de Florianópolis