FAPESC destina verba para o Centro de Tecnologia da UNIFEBE

O Centro de Tecnologia e Inovação do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE recebeu o governador Raimundo Colombo na segunda-feira, 23, para a assinatura do convênio de liberação do recurso de R$ 1 milhão.

O valor foi repassado à UNIFEBE por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC). O presidente da FAPESC, Sergio Gargioni, e o Diretor Técnico-científico da instituição, Sebastião Iberes Lopes, estiveram presentes no evento realizado em Brusque.

O Centro de Tecnologia e Inovação, aliado aos cursos de Produção e Engenharia Mecânica da UNIFEBE, tem como objetivo melhorar o processo de produção nas indústrias, promover pesquisas aplicadas, capacitar profissionais capazes de liderar o cenário nacional em tecnologia de produção.

Além disso, o Centro desenvolverá competências nos cursos de graduação diretamente focados para a demanda da região.

Segundo o coordenador de Engenharia de Produção e Mecânica, Denis Boing, a instituição começará a adquirir os primeiros equipamentos assim que o recurso for liberado. A expectativa é que o espaço esteja pronto para uso em aproximadamente quatro meses.

“Alguns equipamentos levam cerca de 90 dias para a entrega, mais o período de instalação. De qualquer forma, já temos o ambiente pronto para receber os equipamentos no bloco D. Com o repasse, começamos a adquirir os equipamentos e partimos para a parte cientifica e tecnológica do projeto”, explica.

O Centro

O Centro de Tecnologia em Fabricação objetiva o desenvolvimento e a aplicação de inovações tecnológicas nos segmentos industriais da região, visando desenvolvimento da região por meio de apoio técnico.

Além de buscar o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa que fomentem a inserção de tecnologias inovadoras no mercado regional, e o desenvolvimento das indústrias da região por meio de parcerias entre UNIFEBE e empresas.

Boing explica que o projeto é inovador para o Estado. “Ele oportunizará um grande crescimento para Brusque e para as cidades próximas, em especial porque contará com um modelo inédito de parceria entre universidade, iniciativa privada e estadual. Santa Catarina está se desenvolvendo como um forte polo da indústria metal mecânica”, finaliza.

A verba para o Centro havia sido solicitada pelo reitor da UNIFEBE, Günther Lother Pertschy, em outubro de 2013 quando a região foi visitada pelo governador Colombo. Em dezembro de 2013, o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional de Brusque, Jones Bosio, anunciou o repasse em visita à UNIFEBE.

Fonte: Assessoria de Imprensa da FAPESC