MIDI lança programa para fortalecer empreendimento em fase de incubação

O Programa de Apadrinhamento do MIDI Tecnológico consiste no apoio e fortalecimento do processo de desenvolvimento e consolidação de novos empreendimentos em fase de incubação. De acordo com a proposta, um profissional convidado assume a posição de “padrinho”, aconselhando e apoiando voluntariamente a empresa incubada. O objetivo da iniciativa é proporcionar apoio prático às empresas incubadas, facilitar a integração entre novos empreendedores e empresários experientes, além de facilitar a troca de experiência e de conhecimentos específicos sobre a gestão do negócio.

“Com o programa, esperamos promover melhores condições para a geração de empreendimentos de sucesso, com base no compartilhamento de experiências, apoio, aconselhamento e orientação”, explica a coordenadora técnica da incubadora, Kamila Bittarello. Segundo a coordenadora, sob uma ótica da responsabilidade social, as empresas locais já estabelecidas contribuem para a criação de novas empresas e para o desenvolvimento do setor e da região. Dois padrinhos já aceitaram convite das empresas: o presidente do Instituto Internacional de Inovação – i3, Norberto Dias, irá apoiar a incubada Utech. Já o secretario Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rui Luiz Gonçalves, irá apadrinhar a Softpc e a Knewin.

Para Dias, o principal desafio do padrinho é conciliar o tempo de orientação com o tempo livre e manter o compromisso de acompanhar a incubada. “O programa é fundamental, pois o padrinho por já conhecer muitos processos de desenvolvimento de uma empresa, poderá nortear as incubadas, estabelecendo um laço de confiança muito importante”, destaca. O diretor administrativo da Utech, Alexandre Guglielmi, acredita que o contato com um padrinho irá complementar o processo de incubação tradicional. “Nos escolhemos o Norberto pois temos muito em comum, ele já trabalhou na nossa área, já passou por processos semelhantes e sem dúvidas será um importante orientador”, afirma Gublielmi.

Apadrinhamento
O programa de apadrinhamento será realizado por um período mínimo de seis meses, podendo ser estendido por todo o processo de incubação. O MIDI Tecnológico sugere a realização de reuniões periódicas com a incubadora, para acompanhamento do apadrinhamento. “O incubado deverá encaminhar mensalmente indicadores de resultados para acompanhamento de seu padrinho, que serão definidos pela incubadora, contemplados as perspectivas financeira, de clientes, processos internos e aprendizado e crescimento”, detalha. O incubado poderá ter diferentes padrinhos durante o seu processo de incubação, desde que seja apenas um de cada vez.

O padrinho
Os padrinhos serão empresários, executivos, profissionais, gestores experientes, entre outros, que deverão compartilhar experiência e conhecimentos de mercado, setor e gestão, além de apoiar na definição da estratégia do negócio e formulação de cenários, ampliar a visão do incubado sobre as oportunidades de negócio, colaborar para prevenção de erros já conhecidos e vivenciados pelo padrinho, facilitar a sua integração no mercado, ampliar a sua rede de contatos, entre outros.

Para mais informações, ligue (48) 2107-2739 ou mande um e-mail para secretariamidi@acate.com.br

Fonte: Acate