Gestores de inovação tem encontro em SC

O evento da ANPEI será integrado à Conferência Estadual de CT&I.

Durante a XII Conferência Anpei de Inovação Tecnológica, que acontece em Joinville (SC), de 11 a 13 de junho próximo, diversas empresas de todos os portes e segmentos, apresentarão relatos de práticas gerenciais que atestam seu comprometimento com inovação.

Os cases serão avaliados segundo a aderência ao tema geral do evento, que este ano é “Inovar agora: competição global e sobrevivência local”, e a atratividade do seu conteúdo. Posteriormente, serão alocados em um dos eixos estruturantes relacionados à atividade de inovação – gestão; ativos, como recursos humanos e financeiros, e relações de colaboração, parceria e cooperação.

Desde sua primeira edição, a apresentação de “cases de inovação” tem se tornado o ponto alto das conferências sobre inovação promovidas pela Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei).

O objetivo é possibilitar o compartilhamento de práticas e a difusão da cultura de inovação entre as empresas brasileiras. “Quem apresenta o caso, tem a possibilidade de fazer uma reflexão sobre suas práticas, interagir com os pares, comunicar o que fez e receber um feedback. É algo altamente gratificante”, destaca Mario Barra, coordenador da Conferência.

Estado do Rio

De todos os 83 casos recebidos para o evento deste ano, 12% são de empresas cariocas. Segundo Luis Claudio Silva Frade, diretor da Anpei, essa concentração confirmando a posição de destaque que o Estado do Rio de Janeiro possui em termos de avanço tecnológico, puxado principalmente, por sua vocação econômica centrada na indústria de óleo e gás, bastante vinculada à cultura da inovação, até por uma questão de competitividade.

Evento

Entre os destaques estão quatro palestras internacionais e a apresentação de cases de empresas inovadoras. Na abertura, além da presença de autoridades e dos atores do sistema de inovação, haverá uma apresentação da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. No dia 11 de junho, a parte da manhã será dedicada exclusivamente às micro e pequenas empresas, em um workshop organizado pelo Sebrae. Serão diversas atividades, com palestras, oficinas e cases, para mostrar às MPEs por que e como inovar.

Após a solenidade de abertura, a primeira mesa reunirá atores do sistema nacional de inovação. Foram convidados representantes das agências federais ABDI, BNDES e Finep, da CNI, do Sebrae, da Secretaria de Desenvolvimento de Santa Catarina, da Fiesc e da Fapesc.

Em seguida, será a vez de os empresários se manifestarem, em torno do tema “Estratégias globais e atratividade do mercado brasileiro”. Participarão executivos de empresas multinacionais, como o presidente da Whirlpool S.A., João Carlos Brega. A coordenação do evento aguarda a confirmação de outros convidados para o painel que será concluído com um debate coordenado pelo presidente do Grupo Ultra e do conselho superior da Anpei, Pedro Wongtschowski. O dia 11 se encerra com um coquetel.

Joinville

Joinville apresentou sua candidatura para sediar o evento durante a reunião de Fortaleza e ganhou a disputa com São Paulo, Belém, Goiânia e Manaus. Com cerca de 515 mil habitantes, sem contar com as inúmeras cidades próximas e é a maior cidade de Santa Catarina e a terceira da região Sul, atrás apenas de Porto Alegre e Curitiba.

Segundo Silva Frade Santa Catarina é um pólo econômico e de inovação tecnológica, com grande parque industrial metal mecânico, tendo definido como vocações, além desse segmento, os de: TI; biotecnologia; design; materiais (plásticos em particular); químico, farmacêutico e meio ambiente.

Joinville e região contam entre outros recursos, com empresas de grande expressão da indústria brasileira a exemplo da Whirlpool; Embraco; Tupy, WEG, CISER, Celulose Irani, Marisol, Albrecht, Nous Software, Riffel essas associadas á ANPEI, além de outras. A cidade possui um dos mais altos índices de desenvolvimento humano (IDH) entre os municípios brasileiros (0.857), ocupando a décima terceira posição nacional.

Fonte: Monitor Mercantil