Governo estadual promove workshop sobre design e fabricação digital

A partir de quarta-feira (23), o Sapiens Parque vai receber interessados em projetar e fabricar luminárias por meio de tecnologias de design digital. O workshop é a terceira etapa de um ciclo que iniciou com conferências gratuitas em sete cidades catarinenses, realizadas pela SDS (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável), com apoio da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina).

 O evento tem como parceiros a Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura e a Elisava, uma escola espanhola integrada à Universidad Pompeu Fabra e considerada referência mundial em design industrial.

Denominado como “Roadshow e workshop sobre design e fabricação digital”, o ciclo vai terminar no domingo (27) com a exposição das luminárias concebidas e montadas mediante uso da plataforma CAD (do inglês computer-aided design, em português, desenho auxiliado por computador).  Todo o material necessário ao trabalho está incluído nas taxas de inscrição, R$ 150 (estudantes) e R$ 300 (professores e profissionais).

Previamente, os participantes devem ter participado dos cursos tutoriais ministrados até 22/11 pelo site www.rhino3d.com, para participar do Workshop E-luminárias. Também houve conferências preparatórias em Chapecó, Lages, Baln. Camboriú, Criciúma, Blumenau, Joinville e Florianópolis. A professora da Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Paula Batistello ,diz que a iniciativa “pretende inaugurar a discussão não somente nos cursos de arquitetura e design”. Segundo ela, será possível desenvolver o conceito de arquitetura e fabricação digital nos meios acadêmico e profissional.

As palestras foram proferidas pelos arquitetos Affonso Orciuoli (da Elisava) e Regiane Pupo (da UFSC). O evento se insere numa série  de ações previstas no Inova@SC, programa da SDS coordenado pelo professor Sergio Luiz Gargioni, presidente da Fapesc. A implantação de Centros de Design Digital em SC é uma das metas do programa, cujo objetivo principal é formatar um plano diretor de PD&I para o estado que priorize atividades econômicas baseadas no conhecimento, a exemplo da nanotecnologia e do design.

 Saiba mais em http://santacatarina.elisava.net/

Fonte: Assessoria de Comunicação da Fapesc

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support