Principais entidades de CT&I do país participam do Fórum Nacional do Confap em São Paulo

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) reúne, na próxima edição do Fórum Nacional de CT&I, as principais entidades brasileiras do setor. Participam do encontro instituições como CNPq, Embrapa, Capes, Finep – Agência Brasileira de Inovação  e  Instituto Nacional da Prosperidade Industrial (INPI). O fórum vai ocorrer em São Paulo (SP) nos próximos dias 23 e 24, na Fapesp e Hotel Blue Tree Faria Lima.

De acordo com o presidente do Confap, professor Sergio Gargioni, as ações de apoio à ciência, tecnologia e inovação passam, necessariamente, pelas Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Faps), seja por sua capacidade gerencial, pelo conhecimento genuíno das demandas regionais e sua articulação com as agências de financiamento. “Por esse motivo é importante estar atento às ações desenvolvidas pelas fundações, parte importante da programação do fórum”, ressalta.

Gargioni também chama atenção para os importantes acordos de cooperação entre entidades brasileiras e estrangeiras, que serão discutidos no Fórum. “Durante o evento será apresentado um painel com as possibilidades de relacionamento entre instituições de pesquisas da comunidade européia e brasileira. Ainda no campo internacional, destaco o lançamento do edital do Instituto Nacional Francês para a pesquisa em Ciências Computacionais (Inria)”.

Outro ponto importante será a abertura do evento, agendada para o dia 23, às 9 horas, que vai contar com palestra do diretor científico da Fapesp, Carlos Henrique de Brito Cruz. Ele vai falar sobre os desafios de obter mais impacto para a ciência brasileira. Dando sequência ao fórum, pesquisadores vão conduzir outras exposições que abordam a avaliação do Programa de Pesquisa para o SUS, ministrado pelo diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, Antônio Carlos Campos de Carvalho; a ampliação da parceria entre Embrapa, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e Fundect  para outras Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa; avaliação dos trabalhos conjuntos entre CNPq e fundações estaduais; e análise das possibilidades de relacionamento entre INPI e Faps.

Para mais informações sobre o Fórum Nacional de CT&I do Confap envie um e-mail para secretaria.confap@gmail.com

Fonte: site do Confap