22.04.2010

A inovação desenvolvida em Santa Catarina e que tem alcançado sucesso no mercado brasileiro e internacional foi reconhecida em evento que revelou nesta segunda-feira, dia 19, os vencedores da primeira edição do Prêmio Caspar Erich Stemmer da Inovação em Santa Catarina. Entre os destaques estiveram as soluções desenvolvidas para a Justiça brasileira e para instituições públicas por meio da empresa Softplan/Poligraph, uma das maiores empresas de softwares de Florianópolis, com mais de 600 colaboradores.

Promovida pela FAPESC, a premiação destacou 16 organizações por suas inovações referências, em cinco categorias: micro e pequena empresa; média e grande empresa; instituição de Ciência, Tecnologia e Inovação; instituição inovadora; e Protagonista da Inovação.

Na categoria médio e grande porte, a Softplan/Poligraph dividiu com a empresa Cianet Networking a terceira colocação, apresentando três inovações referências.

A primeira foi a do Diário de Justiça Eletrônico, solução desenvolvida para digitalizar o instrumento oficial de comunicação, publicação e divulgação dos atos processuais e administrativos do Poder Judiciário. A iniciativa de virtualização da publicação teve por objetivo a eliminação do uso do papel para substituí-lo por uma solução digital, com diversas inovações tecnológicas implementadas.

Além da virtualização do Diário de Justiça, já implementado em diversos Estados brasileiros, a Softplan/Poligraph apresentou como inovação referência a solução de Execução Fiscal Digital. Este processo permite que gestores municipais e estaduais possam cobrar seus devedores pelas vias judiciais, tendo a tecnologia como suporte e meio para ser realizada eletronicamente. A inovação permitiu a integração entre a Fazenda, Procuradorias, Tribunais de Justiça e Correios, fazendo o processo se tornar célere, seguro, eficiente e com baixo custo.

Por fim, a empresa apresentou toda a inovação e suporte tecnológico que permitiu a Justiça de diversos Estados brasileiros a implentar o processo digital, conceito que norteia atualmente diversas soluções da empresa, capitaneadas pelo Sistema de Automação da Justiça (SAJ). Além disso, o processo digital é aplicado também em soluções administrativas e de gestão pública, implantadas já com sucesso na Secretaria de Estado da Administração de Santa Catarina, Prefeitura de Florianópolis, entre outros.

A categoria da qual a Softplan/Poligraph foi premiada na terceira colocação – média e grande empresa – contou ainda com a Whirlpool e a WEG como primeira e segunda colocada, respectivamente. Confira no site da premiação os outros vencedores: http://www.premiostemmerinovacao.org.br.

Sobre a Softplan/Poligraph

A Softplan/Poligraph é uma empresa especializada em sistemas de gestão, sediada em Florianópolis/SC, polo tecnológico de referência nacional. No mercado desde 1990, desenvolve soluções corporativas para segmentos específicos de negócios, com foco em cinco áreas de atuação: indústria da construção, administração pública, projetos cofinanciados por organismos internacionais, departamentos de infraestrutura, transportes e obras e judiciário, ministério público e procuradorias.

Cianet

Com uma inovação no segmento de telecomunicações, a empresa Cianet Networking  dividiu com a Softplan/Poligraph a terceira colocação na categoria médio e grande porte, que contou ainda com Whirlpool e WEG nos primeiros e segundos lugares.

Nesta categoria, as empresas tiveram que apresentar três inovações referências. A Cianet, que atua com soluções de comunicação digital no mercado nacional e internacional, apresentou duas inovações em produtos e uma em gestão.

A primeira delas destacou a linha de equipamentos e soluções baseadas na tecnologia HPNA 3, em que a empresa detém patente mundial e é reconhecida como precursora no uso dela em ambiente outdoor, como em redes metropolitanas, bairros e cidades digitais. A submissão da candidatura contou com uma carta da fabricante norte-americana de chips HPNA 3, Coppergate, parceira da Cianet, indicando a inovação mundial na aplicação em ambientes externos.

Além das soluções HPNA 3, a Cianet apresentou o modelo de gestão da inovação implementado na empresa de forma pioneira pelo NUGIN – Núcleo de Gestão da Inovação, ligado ao IEL-SC. “A empresa organizou todos os processos para que estejam orientados a uma política e fomento da inovação na organização. Esta iniciativa desencadeou o desenvolvimento de uma série de soluções e produtos imbuídos do espírito inovativo, incentivados pelo ambiente criado na organização”, explica Norberto Dias, diretor presidente da empresa.

Por fim, o desenvolvimento do produdo Channel Bank Cianet, um banco de canais utilizado na integração analógica e digital da telefonia, aproveitando atuais infraestruturas de comunicações existentes nas organizações, foi a terceira inovação referência apresentada. A Cianet é a única fabricação nacional deste tipo de produto.

Sobre a Cianet

A Cianet Networking tem como característica o desenvolvimento e inovação em sua linha de produtos voltada para o mercado global, que utilizam tecnologias de ponta e reconhecidas mundialmente. No decorrer dos anos, a empresa vem sendo agraciada com diversos prêmios de tecnologia na área de comunicação digital e inovação. Com uma visão de progresso da internet banda larga para velocidades de até 320 Mbps, a empresa foi a precursora da tecnologia HPNA no Brasil e mantém-se atualizada constantemente nas novidades desta plataforma tecnológica.

Atualmente a empresa tem seus produtos comercializados em 24 estados brasileiros, oferecendo novas possibilidades de atuação e de negócios a provedores de Internet, empresas de telecomunicações, TVs por assinatura e integradores de serviços. Além do portfólio de produtos diferenciados, presta serviços de consultoria local e especializada aos clientes e certifica participantes em todo Brasil com o treinamento sobre a tecnologia HPNA 3.

Fonte:
Rodrigo Lóssio (SC 02738 JP)
lossio@dialetto.com.br
msn: lossio@lossio.com.br | skype: rodrigolossio | twitter: http://twitter.com/lossio