CDI lança campanha de inclusão digital

22.03.2010

De 22 a 28 de março, o Comitê para Democratização da Informática em Santa Catarina (CDI-SC) realiza a Semana de Inclusão Digital, que inclui o lançamento da campanha Todo Mundo Pode Mais. Com ela, a ONG quer arrecadar recursos principalmente para remunerar os monitores e educadores das 19 escolas mantidas na Grande Florianópolis pelo Comitê.

Seu presidente, Heitor Blum S.Thiago, explica: “atuamos em comunidades carentes ensinando Cidadania e Informática como forma de dar oportunidade às pessoas, que com uma melhor qualificação, encontram trabalho e renda. Temos 120 solicitações para abrir escolas pelo estado”.

Em cada semestre, quase 30 pessoas por comunidade têm aulas cujos conteúdos vão da Informática básica (editor de texto, internet, planilha e apresentação de slides) até Empreendedorismo, para dar um exemplo de curso avançado. “As pessoas são incentivadas a obter esta qualificação pelas lideranças comunitárias, inclusive por padres. E as comunidades divulgam os cursos com seus próprios meios, como jornais de bairro”, diz o presidente.

A imagem institucional do CDI terá um reforço com a nova campanha, a ser veiculada durante um mês em emissoras de televisão e rádio da Grande Florianópolis. Ainda haverá projeções de um audiovisual em terminais de ônibus, anúncios na parte interna e externa dos veículos, totens situados no Pró-Cidadão, em elevadores que possuem Infomídia e mensagens via torpedo pela Cell Mídia. Também será lançado o Concurso Livro da Comunidade, para resgatar a história de cada comunidade onde o CDI atua.

“Como recebemos uma quantidade considerável de doações de equipamentos eletrônicos usados e vínhamos fazendo um trabalho de recuperação deles nas escolas do CDI, resolvemos criar um projeto que capacitasse jovens para a reciclagem, desmontagem e montagem de computadores”, acrescenta S.Thiago. “O que sobra do processo é encaminhado para instituições com certificação ambiental, que dão destino a este lixo.”

O CDI surgiu em 1995, é uma Organização Não Governamental – ONG que utiliza a tecnologia da informação para a construção da cidadania de crianças, jovens e adultos. Atualmente existem 950 CDIs Comunidade, conhecidos também como Espaço de Cidadania e Inclusão Digital, em 13 países. No Brasil, o CDI está em 21 estados, em parceria com organizações comunitárias e, em Santa Catarina, o projeto iniciou em 2000. Em 2004, o CDI-SC tornou-se uma organização de utilidade pública municipal, por meio da Lei 6494. Em 2010, pretende-se que mil pessoas freqüentem cursos do CDI.
Para contribuir com estes objetivos e ajudar a manter o CDI, qualquer pessoa pode fazer contribuições mensais via conta Celesc.  A proposta é sensibilizar principalmente empresários e apoiadores da Grande Florianópolis. Mais informações pelo site www.cliquefuturo.org.br.

Fonte: Fapesc, com a colaboração de Tatiana Fiúza (48) 9914-7785
skype: tatianafiuza – tatiana@inovacaoemercado.com.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support