Experimento com Eucalipto Dunnii é testado em Curitibano​s

Embora o Eucalipto dunnii seja recomendado pelos órgãos técnicos do estado, frequentemente, os reflorestadores têm dissabores com essa cultivar na região de Curitibanos, em função de sua pouca resistência a geadas mais fortes.

“A maior parte dos problemas identificados sobre as florestas de eucalipto plantados na região está relacionado à mistura de linhagens nas mudas disponíveis para mercado”, explica o gerente regional da Epagri de Curitibanos, Gilmar C. Michelon Dallamaria.

Com o objetivo de eliminar dúvidas sobre essa espécie, a Epagri, a Embrapa e a UFSC estão instalando mais um experimento com 16 linhagens de eucalipto dunnii na área do Campo Experimental.

O objetivo dos pesquisadores envolvidos com o projeto florestal é de que se identifique linhagens, entre os plantados, mais resistentes a geadas, com melhor desenvolvimento e com melhor qualidade de madeira.

Ainda neste mês de novembro, mais um experimento estará sendo implantado na área experimental, com o eucalipto benthamii, também com o objetivo de se identificar linhagens com melhor adaptação ao clima regional, melhor desenvolvimento e com melhor qualidade da madeira.

Esses experimentos fazem parte do projeto de pesquisas para o desenvolvimento florestal da região de Curitibanos, financiado pela Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), coordenado pela Epagri de Curitibanos, em parceria com a Embrapa/Florestas e a UFSC e com apoio da prefeitura municipal de Curitibanos, Sindicato da Indústria Florestal, SDR e Empresa Berneck.

Mais informações: Gilmar C. Michelon Dallamaria/Gerente Regional de Curitibanos, no telefone: (49) 3245.0680

Fonte: EPAGRI

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support