Equipe de barco solar da UFSC busca o pentacampeonato na paradisíada Búzios

Entre os dias 24 e 28 de julho, equipes de todo o Brasil se reúnem na orla Bardot, em Búzios, para o maior campeonato nacional da categoria, o Desafio Solar Brasil – etapa Búzios 2013. A competição é um rali de regularidade, em que a embarcação que somar o menor tempo durante todas as regatas é a grande vencedora. A Vento Sul é tetracampeã invicta e busca o penta com o catamarã Vento Sul e com o monocasco Guarapuvu.

O evento é um estímulo ao desenvolvimento da pesquisa de fontes alternativas de energia para embarcações, além de incentivar a troca de informações entre os alunos das universidades participantes. O Desafio Solar Brasil é inspirado no Frisian Solar Challenge – competição realizada a cada dois anos na Holanda, tido como o principal evento europeu para embarcações solares, durante o qual os participantes percorrem 220 quilômetros de canais nas 11 cidades da região de Frísia, no norte do país.

Novos módulos fotovoltaicos

Com o avanço da tecnologia, nessa edição do evento os barcos vão utilizar uma nova placa solar. Semelhante aos utilizados nas competições internacionais, os módulos são mais eficientes, com uma potência de 960 watts. Com a mudança, os barcos ficaram mais velozes.

A cidade sustentável

Búzios é a primeira cidade da América Latina a se tornar referência no consumo eficiente de energia. Nas praias, foram instalados chuveiros movidos a energia solar com bombas que utilizam a energia gerada por placas fotovoltaicas e proporcionam um refrescante e ecológico banho de água doce. Além disso, os moradores também tem desconto na conta de luz em troca de óleo de cozinha usado e empréstimo de carros elétricos.

A Equipe Vento Sul de barcos solares

Formada em 2009, a Vento Sul é composta, hoje, por 20 alunos de diversos cursos da Universidade Federal de Santa Catarina, como engenharia, ciência da computação, e jornalismo. Para o capitão da equipe, Pedro Rocha, acadêmico do curso de Engenharia Mecânica, o segredo do desempenho excepcional do grupo desde a sua criação é a união. “Somos uma família, esse é o nosso diferencial”.

Gabriela Damaceno
+55 (48)9662-9214