Florianópolis sedia lançamento do Prêmio Jovem Cientista na Região Sul

Até 31 de agosto estão abertas as inscrições ao Prêmio Jovem Cientista, que dará um total de R$600 mil a alunos e profissionais que apresentarem os melhores trabalhos sobre Inovação tecnológica nos esporte. O tema foi definido em função da Copa do Mundo, as Olimpíadas e Paraolimpíadas, que serão realizadas no Brasil em 2014 e 2016, respectivamente.

O lançamento para toda região sul foi feito no dia 20 de junho, na Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). Naquela quarta-feira, Felipe Matarazzo Suplicy, da empresa Marine Equipamentos, sediada em Santa Catarina, deu seu testemunho como um dos agraciados com o prêmio em 1998.  “Ele mudou radicalmente a minha vida; e isso que só tirei o terceiro lugar”, ponderou. “Eu era um produtor de mexilhões que havia recém concluído o seu mestrado em Aquicultura na UFSC. Com o prêmio, ganhei uma bolsa de estudos para fazer meu doutorado na Austrália”, acrescentou.

dsc01839_reduzida

Na volta, foi convidado a assumir o cargo de Coordenador Geral da Maricultura a nível federal, atuou como representante do governo brasileiro em fóruns internacionais e deu mais de 40 palestras, entre outras atividades.

São estas as oportunidades que podem se abrir neste ano a quem tiver trabalhos ligados, por exemplo, à gestão de instalações e equipamentos esportivos ou a tecnologias para roupas de atletas. Alunos de cursos tão diversos quanto engenharia biomédica e construção podem se candidatar em categorias como ensino médio, ensino superior e graduados, segundo representante da Diretoria de Cooperação Institucional do CNpq, Francisco M.M. de Souza.

dsc01841_reduzida

O presidente da Fapesc, Sergio Gargioni, destacou que esta iniciativa nacional do CNPq – com apoio da Fundação Roberto Marinho, Gerdau e GE – reforça ações do governo estadual para incentivar a inovação. “Nós temos carência de pesquisadores, e isso não é bom quando se quer um país desenvolvido”, concluiu.

Detalhes sobre a XXVI edição do Prêmio Jovem Cientista no site www.jovemcientista.org.br.

Informações adicionais com a jornalista Heloisa Dallanhol, e-mail heloisa@fapesc.sc.gov.br fones (48) 3215 1242 e 8418 1180.