Encontro de incubadoras busca fortalecer o empreendedorismo no Estado

 
21 de junho de 2011

Florianópolis (21/06/2011) – Nesta terça-feira (21), no auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), aconteceu um encontro de incubadoras, que reuniu representantes de todo o Estado. “O objetivo é conhecer os trabalhos que estão sendo realizados para organização de uma rede de financiamento ágil e eficaz”, explica o secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Paulo Bornhausen.

 

Divididas por regiões, as incubadoras apresentaram seus projetos, metodologia de trabalho, serviços, consultorias, apoios e parcerias, além das empresas inseridas. Estas dividem-se nas categorias: pré-incubadas, onde as ideias estão em fase inicial de desenvolvimento; residentes, que se refere ao empreendimento que está participando do processo de incubação e desenvolvendo produtos inovadores; e virtuais, são empresas que não estão inseridas fisicamente, mas recebem suporte. Por fim, o objetivo é torná-las graduadas, onde há desenvolvimento suficiente para sair da incubadora e entrar no mercado.

 

Algumas instituições administram clusters, como o Sapiens Parque. Os clusters, ou polos de competitividade, são concentrações geográficas de empresas de um mesmo setor, que atuam de forma especializada e complementar. “No Sapiens trabalhamos áreas como tecnomídia, energia, saúde e turismo”, explica o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação do Parque, Marcelo Guimarães.

 

O encontro contou também com participação de diversas universidades como Univille, Univali, Furb e Unoesc, que mostraram além de sua estrutura e cursos que oferecem para desenvolvimento tecnológico, as atividades que desempenham promovendo o empreendedorismo.

“Queremos potencializar o Estado no setor. Tivemos um bom dia de trabalho e quem sai ganhando é Santa Catarina, em tecnologia e inovação”, conclui Bornhausen. Também participaram o presidente do Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (Ciasc), João Rufino de Sales; o diretor de Desenvolvimento de Ciência, Tecnologia e Inovação da SDS, Milton Horn Vieira; o superintendente, Carlos Guilherme Zigelli e o diretor de Tecnologia do Sebrae, Anacleto Ângelo Ortigara, ambos do Sebrae/SC.

 

 

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support