Unisul formaliza sua agência de inovação tecnológica

21.05.2010

A Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) formalizou hoje a sua Agência de Inovação Tecnológica (AGETEC), que nasce com a responsabilidade de aglutinar os projetos de pesquisa da universidade, incentivando o desenvolvimento da ciência voltada a novas tecnologias e inovações.

A formalização aconteceu durante a realização de dois eventos que debatem a inovação nas empresas – o Seminário Nacional “Inovação no setor produtivo: um diferencial para o crescimento sustentável e a competitividade” e o Workshop Sul Competitivo “Ciência, Tecnologia e Inovação”. Realizados na cidade de Tubarão (SC), ambos terminam amanhã, sexta.

“A AGETEC tem o desafio de promover um relacionamento mais efetivo com agentes de fomento e com o setor produtivo. Internamente, beneficiará a cultura do empreendedorismo e da inovação na instituição, além da melhoria constante da qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão”, sintetiza o professor Paulo Boff, diretor do novo setor, ligada à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, e que conta na sua equipe com os professores Ademar Schmitz (gerente do escritório de projetos) e Fábio Zabot Holthausen (gerente escritório de propriedade intelectual e transferência de tecnologia).

O objetivo, com isso, é tirar o pesquisador da burocracia de gerenciamento de um projeto e deixá-lo mais liberado para fazer seu trabalho, que é desenvolver a pesquisa. Os pesquisadores contarão, na AGETEC, com uma estrutura de auxílio na elaboração e planejamento de projetos, na busca de oportunidades de fomento e, ainda, na gestão propriamente dita do projeto em desenvolvimento.

Fonte: Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul)

Assessoria de Imprensa  – Beth Karam