Unisul aprova sete projetos na FAPESC em 2014

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) recebeu 678 propostas de mestres e doutores em 2014. A Unisul foi a segunda instituição de ensino que mais aprovou projetos no edital do Programa Universal da Fapesc. Entre os 48 selecionados, a Unisul teve o 2º melhor desempenho em aprovações, ficando atrás somente da UFSC.

O Edital de Chamada Pública FAPESC Nº 01/2014 – Programa Universal se caracteriza pela aplicabilidade das pesquisas nos setores privado, público ou misto. Eles devem contribuir no auxílio à formulação de políticas públicas, no avanço do conhecimento e na melhoria da qualidade de vida da população catarinense. Por isso, apoia pesquisas que contribuam significativamente para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação no Estado de Santa Catarina.

Neste Edital concorreram projetos de todas as áreas do conhecimento, apresentados por Mestres e Doutores residentes no Estado de Santa Catarina e vinculados à instituição de ensino ou pesquisa, com sede neste Estado.

Em 2014 a Unisul aprovou os seguintes projetos no referido Edital:

1. Prof. Ademar Schmitz Msc. – Título projeto: Um Framework de Inovação e Empreendedorismo para Universidades no Contexto da Tríplice Hélice de Inovação.
  2. Prof. João Geraldo Cardoso Campos Msc. – Título projeto: Ambientes Inovadores de Aprendizagem: análise dos espaços de coworkings e espaços de inovação e empreendedorismo em universidades catarinenses.
  3. Profa. Josélia Euzébio da Rosa Dra. – Título projeto: Proposições para o ensino de Matemática: conceitos científicos ou empíricos?
  4. Profa. Luciana Flor Correa Msc. – Título projeto: Análise da pertinência de reflexões sobre as implicações sociais da ciência e da tecnologia na Universidade Empreendedora.
  5. Profa. Maria Isabel de Castro Lima Msc. – Título projeto: Inglês criativo: em construção.
  6. Profa. Rossana Faraco Bianchini Msc. – Título projeto: Eficiência dos besouros escarabeíneos na ciclagem de matéria orgânica orgância e na composição bromatológica do capim colonião Panicum maximum cv. Aruma em casa de vegetação.
  7. Profa. Taisa Dias Dra. – Título projeto: Um modelo típico-ideal de governança pública aplicado à análise e gerenciamento dos projetos elaborados para o desenvolvimento da mesorregião Norte do estado de Santa Catarina.

Fonte: TISC – Com informações do site da UNISUL