Fórum Nacional do Confap e Consecti, em Recife, promove debate sobre código nacional de CTI

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) juntamente com o Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti) promove mais um Fórum Nacional com o intuito de discutir o andamento de medidas para o setor assim como seus prováveis rumos.

 

A capital pernambucana, Recife, será a sede do próximo encontro, que ocorre nos dias 22 e 23 de julho e reúne as principais autoridades do país na área de CT&I. O evento integra um dos principais eventos científicos do Brasil, a 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada de 21 a 26 de julho, o que contribui para o enriquecimento da troca de informações entre os pesquisadores participantes.

 

Segundo o presidente do Confap, professor Sergio Gargioni, o Fórum Nacional, com sua periodicidade constante, já se transformou em um compromisso regular, que permite a continuidade e evolução dos debates envolvendo a ciência, tecnologia e inovação. “A tônica dos fóruns vem sendo a continuidade das discussões sobre assuntos prioritários para o desenvolvimento da CT&I e diálogo contínuo entre a parceria essencial de fundações de amparo à pesquisa e as agências nacionais”, disse.

 

O que contribui decisivamente para a evolução dos debates é a presença das principais autoridades da área de CT&I do país, de acordo com o presidente do Confap. Confirmaram presença no fórum o ministro Marco Antônio Raupp; os presidentes das Comissões de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado e da Câmara, respectivamente, Zezé Perrela e Bruno Araújo; o governador de Pernambuco, Eduardo Campos; e os presidentes da Capes, Jorge Almeida Guimarães; da Finep Glauco Arbix; e do CNPq, Glaucius Oliva.

 

Outro ponto alto do encontro, como reforça Sergio Gargioni, será o debate sobre o Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que contará com a participação do presidente da Comissão Especial sobre o Código, deputado Gabriel Chalita, e do secretário executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luiz Antônio Rodrigues Elias. “O debate sobre a atual situação e rumos do código será realizado no primeiro dia do fórum, na segunda-feira (22), e acredito que será um encontro bastante produtivo”.

 

O lançamento do Tecnova, a avaliação de programas conjuntos entre CNPq e Faps, a análise da possibilidade de relacionamento entre INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e Faps, e os debates sobre acordos de cooperação entre Brasil e Alemanha também serão temas de relevo durante o Fórum Nacional, como destacou Sergio Gargioni.

 

Fonte: JC

-mail 4772, de 19 de Julho de 2013.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support