Novo ministro de CTI toma posse e recebe mensagem do presidente da Fapesc

A presidente Dilma Rousseff empossou nesta segunda-feira (17/3), no Palácio do Planalto, o novo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio Campolina Diniz, além de titulares de outras cinco pastas do governo federal. Na opinião dela, os novatos devem dar continuidade aos projetos tocados pelos antecessores e contribuir na tarefa de “enxergar um Brasil muito melhor”.

Campolina reforçou a necessidade de dar sequência às atividades de Marco Antonio Raupp à frente do ministério. “Quero dar continuidade ao trabalho que está sendo feito e ampliá-lo”, declarou o novo ministro. “Essa é a delegação que recebi da Presidência da República, para colocar o Brasil no padrão das fronteiras científicas e tecnológicas mundiais dentro de um médio prazo.”

Antes de tomar qualquer posicionamento, Campolina planeja ouvir a equipe do MCTI e a comunidade científica nacional. “Nós vamos imediatamente conversar com todos os órgãos ligados ao ministério, a Academia Brasileira de Ciências, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, o conjunto dos reitores brasileiros e outras pessoas que militam nas instituições de pesquisa, porque uma decisão dessa natureza precisa ser legitimada”, disse.

Para Dilma, os seis novos gestores têm muito a contribuir ao governo com sua experiência profissional. “O ministro Clelio Campolina sai de um bem sucedido mandato como reitor da Universidade Federal de Minas Gerais [UFMG], que se destaca pela internacionalização e pela sua pós-graduação, cujos cursos estão entre os mais bem conceituados da Capes [Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior]”, destacou.

Como tanto a posse quanto a transmissão de cargo (a última realizada nas dependências do CNPq) ocorreu no mesmo horário em que o presidente da FAPESC e do CONFAP, Sergio Gargioni, conduzia o Fórum Nacional do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa, ele mandou a mensagem abaixo para dar as boas-vindas ao ministro.

Mensagem para a solenidade de transmissão do cargo de Ministro de Ciência, Tenologia e Inovação

Na impossibilidade de estar presente a este importante ato em razão da realização do Fórum Nacional do CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa) em Belo Horizonte, desejamos transmitir ao Ministro Marco Antonio Raupp e ao Secretário Luiz Antonio Elias nosso agradecimento pelo permanente e decisivo apoio às iniciativas e pelas parcerias do MCTI e suas agências com as FAPs.

Ao Ministro Clélio Campolina Diniz,  manifestamos nosso entusiasmo pela expectativa de continuar essa parceria. Seu perfil de pesquisador e gestor público dará significativa contribuição na defesa de mais recursos para a Ciência, a Tenologia e a Inovação. Também ajudará a reduzir a burocracia na pesquisa, algo que começará com uma nova legislação para a pesquisa no Brasil.  Esperamos que o novo Ministro reforce nosso coro no sentido de  aprovar a PEC 290  e o PL 2177 no Congresso Nacional, como primeiro passo para criar um novo marco legal para CTI no país.

Conte sempre com a parceria do CONFAP.

Sergio Gargioni

Presidente do CONFAP

Belo Horizonte, 17 de março de 2014.