Itapiranga e municípios vizinhos apresentam planos para o turismo regional

Na última quarta-feira (14), pesquisadores apresentaram os resultados do projeto Produção Técnica-Artística e Cultural dos Municípios da 31ª SDR (Secretaria de Desenvolvimento Regional) de Itapiranga, como Instrumento de Apoio ao Turismo. Além da participação dos pesquisadores, o evento contou com a presença de representantes das prefeituras, do governo, da Secretaria de Desenvolvimento Regional, de instituições de ensino e pesquisa e da comunidade em geral.

A pesquisa financiada pela Fapesc (Fundação de Amparo a Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) fez um resgate histórico/cultural para divulgar os municípios de Itapiranga, São João do Oeste, Iporã do Oeste, Santa Helena e Tunápolis como pólo turístico. E resultou em um documentário histórico das cinco cidades, em mapas interativos on-line e banners com divulgações dos pontos turísticos. Além de publicações de livros de relevância regional.

Coordenadora de Projetos, Maria Cristina Hatz, representou a Fapesc

“O material produzido e divulgado no evento é um rico acervo para ser utilizado em atividades pedagógicas nas escolas e também em políticas públicas de incremento ao turismo”, relatou a representante da Fapesc no evento, Maria Cristina Hatz.

Todo material produzido foi coordenado pelo professor Paulino Eidt, que contou com a colaboração de uma equipe de pesquisadores formada por Eloi Tessing; Douglas Orestes Franzen e Leandro Mayer. A Fapesc fomentou a pesquisa com recursos de R$ 213 mil por meio de uma chamada pública, lançada em 2009, que objetiva apoiar projetos que visem o desenvolvimento sustentável e que possam promover relevantes impactos sociais, ambientais e econômicos, com foco na apropriação dos resultados para sociedade.

O material produzido pelos pesquisadores pode ser acessado por meio do site http://itapirangasc.com.br/itapiranga/fapesc. E informações sobre as Chamadas Públicas de CT&I de Desenvolvimento Regional de SC podem ser obtidas com a coordenadora de projetos da Fapesc, Maria Cristina Hatz.

Fonte: Joel Pereira. Estagiário da Assessoria de Comunicação na Fapesc