Foi lançado nesta terça-feira (18), na sede da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), o Programa Catarinense de Inovação. Idealizada pelo Governo do Estado, a ação vai incentivar a formação de capital humano, a ampliação da infraestrutura de inovação e a criação de uma agência de atração de investimentos no Estado. O projeto será executado em parceria com a FIESC, Sebrae, Fapesc, universidades e empresas.
O lançamento contou com a participação do presidente da Federação, Glauco José Côrte, do governador do Estado, Raimundo Colombo, de Curtis Carlson, membro do conselho para inovação e empreendedorismo do governo Obama, e do secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Bornhausen.
O projeto prevê a implantação de 11 Centros de Inovação pelo Estado, onde ocorrerão atividades de treinamento para educadores e gestores educacionais e atendimento a empresas através de convênios com instituições de pesquisa.
Também atuará nos centros a INOVA/SC, agência de atração de investimentos em negócios inovadores que será criada em parceria com a FIESC. Ela aterá entre suas missões o aumento no volume de projetos inovadores nas empresas, a disseminação de negócios inovadores em Santa Catarina e o fornecimento ao governo de informações estratégicas sobre a economia e o desenvolvimento catarinense.
Na área de formação de capital humano estão previstas capacitações voltadas a empreendedores, micro e pequenas empresas e a estadualização do programa Startup SC.
Fonte: Fábio Almeida/ Assessoria de Imprensa da FIESC