Freddy Van Camp é o novo curador da Bienal Brasileira de Design 2015 Floripa

Designer Freddy Van Camp é o novo curador da Bienal Brasileira de Design 2015 Floripa. O anúncio foi feito na terça-feira (10/02) pelo Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior​, após reunião do Comitê de Orientação Estratégica da Bienal no começo da semana, em Brasília.

freddy-van-campi

Com 47 anos de experiência na área, Van Camp é um profissional de referência nacional, designer premiado, curador de várias exposições, tradutor das principais obras de Lobach, Burdek e de Gui Bonsiepe, além de atuar como professor na Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI).

“Freddy Van Camp é o profissional certo para assumir esse posto e realizar uma excelente Bienal. Irá contribuir para que tenhamos um excelente evento em maio”, afirmou Roselie Lemos, coordenadora executiva da Bienal.

Segundo Van Camp, uma das primeiras ações é a recomposição da equipe da curadoria. “Já temos alguns nomes definidos para que o trabalho seja retomado o mais rapidamente possível”, afirmou. “A Bienal é o único grande evento no país que valoriza e expõe o design brasileiro. Não podemos nos dar ao luxo de não termos um grande evento”, defendeu.

O profissional irá assumir a vaga deixada pela jornalista Adélia Borges, que pediu desligamento da curadoria na última segunda-feira (2). “Somos gratos à ela pelo seu trabalho desenvolvidos nestes meses de preparação para o evento”, destacou Roselie.

Além de Van Camp, que desde o inicio assumiu a exposição Memória: LBDI, outros subcuradores e designers brasileiros importantes permanecem no projeto. São eles: Jorge Lopes responsável pela mostra Os makers e pela materialização digital; Bruno Porto e Rico Lins, que assumiram juntos a exposição de cartazes Design Para Todos?, e o curador holandês Jorn Konijn, responsável pela mostra internacional Palácio do Povo.

As contratações da nova produtora, bem como da equipe de projeto expográfico, estão sendo negociadas pela organização e serão divulgadas em breve.

Perfil – Freddy Van Camp é professor na ESDI, ligada à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e ex-professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Tem grande experiência em Desenho Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: design, desenho de produtos, mobiliário, mobiliário de escritório e comunicação visual. Já trabalhou no escritório alemão de design industrial Votteler e na indústria de refrigeração Consul.

Bienal – A Bienal Brasileira de Design Floripa 2015 irá apresentar, de 15 de maio a 12 de julho, o melhor da produção nacional e aumentar a percepção do público sobre a presença do design no seu dia a dia. O evento terá programação em diversos espaços e bairros de Florianópolis. Serão realizadas exposições no Centro Integrado de Cultura (CIC), no Museu da Escola Catarinense (MESC), no Museu Histórico de Santa Catarina e, no centro, e na FIESC, no bairro Itacorubi.

Além dos espaços expositivos convencionais, a Bienal levará o design para a rua nos bairros de Jurerê Internacional, Coqueiros, e Centro. Para conectar as exposições, a organização da Bienal colocará à disposição do público um transporte especial que fará o circuito das mostras proporcionando a visitação de todas elas.

A Bienal Brasileira de Design 2015 Floripa é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), do Ministério da Cultura (MinC), do Movimento Brasil Competitivo (MBC) e da Apex-Brasil, e é realizada pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) e pelo Centro Design Catarina, com o apoio da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina) e da Prefeitura Municipal de Florianópolis.

Fonte: DesignBrasil