Membros da Rede Catarinense de Polos de Inovação discutem programa do governo estadual

Sob coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), o programa Inova@SC promoveu a primeira reunião do ano voltada a fortalecer a Rede Catarinense de Polos de Inovação, nesta quarta-feira (18). “Hoje nós temos neste evento todo o estado representado, por lideranças dos setores empresarial, universitário e governamental”, disse Carlos R. Olsen, da equipe do Inova@SC.

 

Dentro da proposta de formação para o Sistema de Inovação de Santa Catarina, foi anunciada a realização do curso para gestores de parques, polos e clusters, cujas datas serão definidas ainda em janeiro. Com duração estimada em 6 semanas, ele deve ser dado total ou parcialmente no Parque Científico de Barcelona, o primeiro do gênero na Espanha. “Nos últimos 10 anos, a Catalunha fez o que temos de fazer agora. Nós podemos avançar mais rápido e evitar os erros que eles cometeram, quando se tem essa referência”, acrescentou Olsen.

O curso vai envolver escolas de negócios que estão entre as melhores da Europa e incluir aspectos variados como ética, tomada de decisão e  modelos de negociação.

 

Na reunião

 

O tema Governança e Liderança em Inovação foi abordado por Roberto Amaral, presidente da SCC/SBT em Santa Catarina e do Instituto Orion, envolvido na instalação de um parque tecnológico em Lages. “Já temos o terreno (de 500 mil metros quadrados) e alguns recursos para a construção do parque”, afirmou, referindo-se aos quase R$ 5 milhões repassados pela Fapesc (Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina).

 

“A Fapesc investiu muito nas 51 incubadoras catarinenses”, acrescentou Sergio Luiz Gargioni, presidente da Fundação, também presente à reunião de quarta. Ele foi o primeiro coordenador do Inova@SC, que integra um plano maior chamado SC@2022 – Estado Máximo da Inovação, organizado pela SDS.

 

O evento foi aberto por Luis Antonio Oliveira, CEO do Inova@SC, e teve representantes de entidades como Fundação Certi, Acate, Senai, e UFSC.

Fonte: Fapesc 

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support