UFSC leva Semana Nacional de Ciência e Tecnologia para os campi do interior

A Universidade Federal de Santa Catarina promoveu, durante os dias 13 e 18 de outubro, a décima edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), evento que acontece em todo o Brasil sob a coordenação da Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O tema foi “Ciência e tecnologia para o desenvolvimento social”, tendo como principal objetivo mobilizar a população, em especial crianças e jovens, a respeito de assuntos e atividades relacionadas a ciência e tecnologia. Esse ano a mobilização ocorrerá de maneira diferente no estado.

A novidade é a interiorização da SNCT para os quatro campi da Universidade, nos municípios de Blumenau, Joinville, Curitibanos e Araranguá. “Em uma reunião, em Brasília, com a coordenação do SNCT, na presença de todos os estados, fizemos esta proposta de levar a Semana para os outros campi da Universidade. Todos ficaram surpresos e satisfeitos com a ideia”, afirma Heliete Nunes, pró-reitora adjunta de Pesquisa e coordenadora do evento na UFSC.A UFSC é uma das poucas universidades do país que realizam a SNTC desde a sua primeira edição, em 2004. “No início nossas ações eram tímidas; fazíamos divulgação em escolas e trazíamos alunos para o campus da Trindade. Mas agora estamos nos desafiando. Não se sabe que proporção isso irá tomar, mas estamos bem confiantes”, comemora Nunes.

Nos campi será realizada a mostra de filmes “Ver Ciência”, em que alunos da rede pública conhecerão ainda mais sobre o tema. Além disso, ocorrerão palestras, minicursos, exposição de trabalhos acadêmicos, oficinas e eventos culturais em conjunto com as atividades acadêmicas de pesquisa e extensão dos campi. A iniciativa pretende também divulgar a UFSC nas próprias cidades onde os campi estão instalados, convidando a comunidade a visitá-los e a participar das atividades promovidas pelos diferentes cursos. “As datas acabaram coincidindo com a semana acadêmica de alguns campi, como o de Blumenau e o de Joinville. Eles então trouxeram palestrantes e ampliaram suas atividades”, explica Nunes.

Confira o calendário de atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia nos campi da UFSC:

o    Florianópolis – de 22 a 25 de outubro, com abertura oficial no dia 22 às 10h e encerramento no dia 25 às 12h. Programação no site.

o    Curitibanos – dia 30 de outubro, abertura oficial às 10h e encerramento às 20h30min. Programação no site.

Fonte: Agecom / UFSC