A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) e a Natura se uniram com o objetivo de criar um modelo pioneiro de formação de profissionais de gestão de inovação e transferência de tecnologias para atuação no sistema de inovação na região amazônica e, para isso, estão convidando profissionais a participarem do programa ‘Bolsas para atuação em gestão da inovação – Natura – FAPEAM 2013’.
Os interessados podem se inscrever até o dia 23 de setembro no portal Natura Campus e devem preencher todos os campos obrigatórios do formulário de inscrições.
O programa selecionará quatro candidatos residentes no Estado do Amazonas com a finalidade de, em 12 meses, possibilitar a formação de competências profissionais para atuar na articulação e no desenvolvimento do sistema estadual de inovação.
Durante o período de vigência da bolsa, o bolsista não apenas terá a oportunidade de desenvolver um projeto, como também contará com o acompanhamento de um ‘padrinho’ que atua com gestão da inovação (selecionado do quadro de colaboradores da Natura) para orientação e troca de experiências profissionais, entre outras atividades.
Modalidades de bolsa e pré-requisitos
Serão oferecidas duas modalidades de bolsa. Para concorrer na primeira, Transferência Tecnológica no Amazonas B, o candidato precisa ter ensino superior completo em qualquer área do conhecimento, atuação mínima de dois anos em atividades de desenvolvimento e/ou transferência de tecnologia, vínculo empregatício ou funcional com instituições de pesquisa e ensino superior do Amazonas e dedicar 20 horas semanais. O valor da bolsa dessa modalidade é de R$ 2.832 mil.
Já para concorrer na segunda modalidade, Transferência Tecnológica no Amazonas C, o candidato deve ter ensino superior completo, mas não precisa ter vínculo empregatício ou funcional. O bolsista precisará dedicar 40 horas semanais ao programa e receberá uma bolsa no valor de R$ 2.400 mil.
Para se inscrever em uma das modalidades, o candidato tem de ser brasileiro ou naturalizado (ter visto permanente, no caso de estrangeiros), estar cadastrado no Banco de Pesquisadores da FAPEAM, ter inglês avançado e espanhol intermediário, entre outros pré-requisitos.
Processo seletivo
O processo seletivo será realizado em duas etapas. Na primeira, serão avaliadas as propostas submetidas online. E, na segunda, os candidatos pré-selecionados serão convocados para uma entrevista com representantes da FAPEAM e da Natura, na sede do Núcleo de Inovação Natura Amazônia (Nina), em Manaus.
Divulgação do resultado
A divulgação dos candidatos selecionados, assim como a contratação dos bolsistas, será feita a partir do dia 20 de outubro.
Para mais informações encaminhe um e-mail para naturacampus@natura.net (recomenda-se incluir no e-mail ‘Seleção de bolsistas – Amazônia 2013’ para atendimento mais eficaz) ou consulte o Edital ‘Bolsas para atuação em gestão da inovação – Natura – FAPEAM 2013’, clicando aqui.
Termo de cooperação
A FAPEAM e a Natura assinaram um acordo de cooperação científica, tecnológica e de inovação no último dia 21 de agosto. A assinatura aconteceu na sede do Núcleo de Inovação Natura Amazônia (Nina), em Manaus. Estavam presentes a diretora-presidenta da FAPEAM, Maria Olívia Simão, os diretores de Inovação da Natura, Luciana Hashiba, Daniel Gonzaga e Victor Fernandes, e o gestor-geral do Nina, Iguatemi Costa.
O termo assinado pelos representantes das duas instituições tem por objetivo estimular e apoiar projetos de pesquisa científica e tecnológica desenvolvidos por pesquisadores de universidades, institutos de pesquisa e de empresas privadas que visem ao desenvolvimento do Estado do Amazonas e do Brasil.
O termo de cooperação entre a FAPEAM e a Natura terá a duração de cinco anos, podendo, caso as duas instituições concordem, ser prorrogado por mais tempo.
Fonte: Fapeam