Ex-presidente da Associação Brasileira de Ergonomia se reúne com diretores da FAPESC

O engenheiro de produção Itiro Iida visitou ontem (17/03) a FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina). O professor aposentado participou da reunião de Diretoria, a convite do presidente, Sergio Gargioni, com quem havia trabalhado no CNPq, na década de 80.

Itiro-Iida

Juntos, eles apoiaram a criação do Laboratório de Desenvolvimento de Produto/Desenho Industrial (LDP/DI), que posteriormente transformou-se em Laboratório Brasileiro de Desenho Industrial (LBDI) – o pioneiro entre os laboratórios associados de desenho industrial do país.

A história do LBDI é contada no livro “Canasvieiras, um laboratório para o Design Brasileiro”, de autoria da jornalista e pesquisadora Ethel Leon, a ser lançada dia 17 de março, no Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina.

Itiro Iida formou-se pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, em 1965, onde realizou também o curso de doutorado, defendendo tese sobre A Ergonomia do Manejo. Foi professor universitário, lecionando diversas disciplinas ligadas à ergonomia e gerência da produção na Universidade de São Paulo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola Superior de Desenho Industrial, Fundação Getúlio Vargas, Universidade Federal da Paraíba e outros.

Realizou diversos trabalhos de pesquisa e de consultoria em empresas. Publicou seis livros, entre eles Aplicação da Engenharia de Produção, Ergonomia (em co-autoria com Henri A. J. Wierzbicki), Aspectos Ergonômicos do Ônibus Urbano [coordenador), e Pequena e Média Empresa no Japão. Foi um dos fundadores e Presidente da Associação Brasileira de Ergonomia e da Associação Brasileira de Engenharia de Produção.

Assessoria de Imprensa da FAPESC

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support