Um projeto inovador no Brasil foi lançado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, nesta quarta-feira (16), no Centro Administrativo, em Florianópolis. O governador Raimundo Colombo e o vice Eduardo Pinho Moreira assinaram a nota técnica que autoriza a produção do Prátyko, veículo especial para ser conduzido por cadeirantes. O automóvel foi desenvolvido pela empresa Proeza, de Correia Pinto, constituída por inventores catarinenses. Com um investimento de R$ 1,3 milhão do Estado, por meio da SC Par – SC Participações e Parcerias, o Governo vai dar apoio para que o Prátyko seja desenvolvido para produção em escala comercial. “É um projeto exitoso, bem concebido, de qualidade operacional e com um custo baixo, que atende de forma efetiva as necessidades das pessoas com deficiência locomotora. Por isso o Governo é parceiro neste investimento, exatamente porque a função do Estado é proteger as pessoas”, destacou Colombo.
O projeto original, desenvolvido pelo técnico de informática Márcio David, foi selecionado entre 1.700 inscritos no programa Sinápse da Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). Dentro do programa, o projeto Prátyko recebeu recursos do Estado para a construção do protótipo, o que repercutiu nacionalmente pela inovação e qualidade. O veículo vai receber motorização elétrica da WEG e elevador para o acesso do portador de deficiência locomotora sem precisar da ajuda de terceiros. Ao todo, foram seis anos para conclusão do protótipo, que também contou com a ajuda de 30 colaboradores na fase de desenvolvimento.
O “design” tem a participação da Rossin, empresa que desenvolve o superesportivo brasileiro Rossin Bertin, em Blumenau, que também conta com a parceria da SC Par. Segundo o vice-governador Eduardo Pinho Moreira, a iniciativa, pioneira no Brasil, faz com que a SC Par, que funciona como parceira de ações inovadoras, seja apoiadora em todos os projetos que beneficiam os catarinenses. “De forma efetiva, a SC Par coloca em prática os projetos que irão colaborar com as necessidades da população catarinense”, enfatizou Pinho Moreira.
Equipamento
Equipado com sensores de estacionamento na traseira e na dianteira, o Prátyko torna simples a tarefa de estacionar. Os dispositivos avisam ao condutor a distância que existe entre o carro e o obstáculo. Um sinal é acionado no painel e abrange uma distância de dois metros tanto a frente quanto atrás.
O elevador elétrico facilita a entrada e saída do cadeirante do veículo, sem nenhum esforço devido ao elevador descer até o nível da rua ou da calçada, conforme a necessidade do condutor. O acionamento pode ser feito por um controle interno ou por controle remoto, que aciona a tampa traseira e o elevador.
O GPS auxilia na navegação do condutor e serve como tela da câmera de marcha à ré para orientar na hora de estacionar e abrir a tampa traseira. Essa função permite ao condutor avaliar o local onde irá descer o elevador.
Informações adicionais:
Sabryna Sartott
Secretaria de Estado de Comunicação
E-mail: sabryna@secom.sc.gov.br
Fonte: www.sc.gov.br