Mestrado da UnC se notabiliza pela produção de livros

Foi lançado em março o livro Indicação Geográfica e Desenvolvimento Territorial: reflexões sobre o tema e potencialidades no Estado de Santa Catarina. Trata-se de obra organizada em forma de coletânea reunindo textos que refletem questões relacionadas ao tema da Indicação Geográfica (IG), apresentando potencialidades de produtos do Estado de Santa Catarina que têm condições de reconhecimento como experiências de Indicação Geográfica. Reúne contribuições de pesquisadores de diversas Instituições de Ensino Superior do Estado de Santa Catarina, entre elas: UnC; UFSC; UNOESC; UNIVILLE; UNIVALI; FURB; UNOCHAPEÇÓ, do Estado do Paraná: UFPR, além da EPAGRI – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Estado de Santa Catarina.

Realizado no Auditório da Universidade do Contestado – Campus Canoinhas, o lançamento foi precedido de uma palestra com o Dr. Valdir Roque Dallabrida, professor do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado, seguida de seção de autógrafos e distribuição gratuita de exemplares do livro.

O livro faz parte de uma obra maior, coordenada Prof. Dallabrida, composta por quatro livros. O primeiro livro, publicado em 2013, Território, Identidade Territorial e Desenvolvimento Regional, fazendo menção à realidade do Território do Contestado; o segundo, Desenvolvimento Territorial, políticas públicas brasileiras, experiências internacionais e a Indicação Geográfica como referência, fazendo uma abordagem nacional e internacional, publicado em 2014; agora em 2015, o terceiro, Indicação Geográfica e Desenvolvimento Territorial, apresentando as potencialidades do Estado de Santa Catarina. Até o final de 2015, deverá ser lançado mais um livro, sob a coordenação do Dr. Valdir Roque Dallabrida. Este deverá abordar o tema: Indicativos metodológicos para a proposição e avaliação de experiências de desenvolvimento ou associativismo territorial: a Indicação Geográfica como referência.

Os três livros contaram com o apoio financeiro do Governo Estadual, pela FAPESC, e do Governo Federal (MAPA).

O tema recorrente nas três obras é a apresentação da Indicação Geográfica como estratégia para o Desenvolvimento Territorial. Nos três livros já lançados, o tema foi tratado na sua escala regional (Contestado), estadual (SC), nacional e internacional (Argentina, Portugal e Espanha). Os três livros estão disponibilizados para acesso gratuitamente no site da UnC: http://www.unc.br/mestrado/, no link Publicações/Livros Publicados. Com isso, milhares de leitores do mundo todo, ao longo dos últimos três anos, já acessaram o site da UnC, tornando o Mestrado em Desenvolvimento Regional uma referência internacional na publicação sobre o tema desenvolvimento territorial e Indicação Geográfica.

Todo o conjunto da obra, nos primeiros três livros, envolveu ao todo 81 autores, do Brasil, Argentina, Portugal, Espanha, Chile e França. Portanto, para a viabilização da obra sobre o tema referido, foi necessária a articulação nacional e internacional, convidando pesquisadores, envolvendo dezenas de universidades destes países. Portanto, tais publicações projetam a UnC internacionalmente, o que contribui para o seu reconhecimento, nacional e internacionalmente. Com isso, o Mestrado desempenha de forma qualificada o seu papel de produção e difusão do conhecimento.

Fonte:  UnC