Governador repassa verba para a construção de Centro de Inovação

O prefeito de Jaraguá do Sul, Dieter Janssen, o presidente do Instituto Jourdan, Beniamyn Parhan Fard e o diretor de Desenvolvimento Econômico, Márcio Silveira, estiveram na sexta-feira (11/04), em Florianópolis para participar do ato de assinatura de convênios para a construção de Centros de Inovação em sete cidades de Santa Catarina.

A solenidade contou com a presença do governador Raimundo Colombo, que assinou convênios com as prefeituras de Blumenau, Chapecó, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, São Bento do Sul e Tubarão para construção dos edifícios-sede dos Centros de Inovação. Jaraguá do Sul participou do evento, porém foi a primeira cidade a assinar o convênio, já no dia 04/04, quando o então Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Paulinho Bornhausen, esteve no município do Vale do Itapocu, para participar de palestra com o presidente do Grupo Abril, Fabio Barbosa.

De acordo com o Governador “essa é a primeira etapa, e o investimento é superior a R$ 45 milhões. O projeto para instalação faz parte do Programa Catarinense de Inovação (PCI), lançado em março”. No total, serão 12 unidades. Na segunda etapa, serão contempladas as cidades de Brusque, Joinville, Florianópolis e Criciúma. Em Lages as obras já estão em andamento.

Colombo disse que o acesso à tecnologia é essencial para o desenvolvimento e que os Centros de Inovação foram concebidos dentro de conceitos mais modernos de eficiência, sustentabilidade, inovação e flexibilidade. “Vivemos em um mundo competitivo, e a produtividade é fundamental. Conhecimento é o que todos nós queremos. Esses centros de inovação integrados com as universidades e prefeituras não serão apenas um prédio e, sim, ícones de tecnologia, desenvolvimento e inovação”. Para Jaraguá do Sul foram disponibilizados R$ 5.212.890,20 milhões, para a construção do centro de inovação.

Entre os objetivos deste trabalho, destacam-se a consolidação do Sistema Catarinense de Ciência, Tecnologia e Inovação; o fortalecimento da comunicação entre as instituições participantes; a intensificação da pesquisa científica e tecnológica e da cultura do empreendedorismo em cada região; e a geração de novos negócios pautados na vocação de cada município, emprego qualificado e renda.

Jornal do Vale do Itapocu