Entidades catarinenses de tecnologia apresentam setor e buscam parcerias na Udesc

Representantes do Conselho de Entidades de Tecnologia da Informação e Comunicação de Santa Catarina (Cetic-SC) e o secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Florianópolis (SMCTDES), Rui Luiz Gonçalves, apresentaram a evolução do setor para o reitor em exercício da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Marcus Tomasi, nesta quinta-feira, 10, na capital catarinense.
 
O grupo também apresentou uma pesquisa realizada pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate) que mostra a carência de mão de obra no setor tecnológico. “Mesmo com o setor pagando altos salários e crescendo em média 20% ao ano temos carência de profissionais. Por isso, visitamos a Udesc para avaliar a possibilidade de um curso nesta área”, diz o presidente da Acate, Guilherme Bernard.
 
Secretário Rui Gonçalves participou da reunião

Ainda de acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Florianópolis (SMCTDES), Rui Luiz Gonçalves, somente em Florianópolis existem cerca de 600 empresas atuando no ramo. “O setor ultrapassa R$ 1 bilhão de faturamento por ano, mas precisamos melhorar a gestão destas empresas para crescer ainda mais”, resume o secretário.
 
O superintendente da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi), Carlos Schneider, e o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes), Gerson Schmitt, também falaram sobre a importância de integrar a Udesc nas ações de desenvolvimento de Florianópolis como capital da inovação.
 
Comissão

O reitor em exercício da Udesc, Marcus Tomasi, salientou que a universidade tem interesse de acompanhar a tendência socioeconômica do Estado e que o pleito do setor será encaminhado, mas reforçou que a criação de um novo curso que integra as áreas de Gestão da Inovação, Tecnologia da Informação e Processo de Negócios necessita de forte apoio das instituições para a sua viabilização. “Criamos um grupo de trabalho para fazer um estudo sobre o curso e os investimentos necessários. Os empresários e o município se mostraram dispostos a colaborar”, diz o reitor. O grupo terá a participação do professor da Udesc, Carlos Roberto De Rolt.

Fonte: ACATE
 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support