Governador assina edital para estimular tecnologia em Santa Catarina

Destacando o potencial em inovação e tecnologia de Santa Catarina, nesta sexta-feira, dia 11, o governador Raimundo Colombo e o secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Paulo Bornhausen, acompanharam a visita do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, ao Sapiens Parque. Na ocasião, foi assinada a autorização para lançamento de edital destinado à execução de obras de infraestrutura da fase zero do parque tecnológico.

Com investimento de R$ 6 milhões, o projeto corresponde à pavimentação de aproximadamente 1 quilômetro, que inclui a Avenida Luiz Boteiux Piazza e a Via Sapiens, primeira rua interna do empreendimento, mais sistema de água, esgoto e telecomunicações. “O governo catarinense está construindo um projeto portador do futuro, e este futuro é olhar para a sociedade do conhecimento e inovação com sustentabilidade”, assegura Mercadante.

O governador Raimundo Colombo enfatiza que, para continuar o desenvolvimento do modelo econômico catarinense, a parceria com o governo federal é fundamental. “Santa Catarina tem grande potencial e precisamos agregar cada vez mais tecnologia”, afirma Colombo. Para a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, que acompanhou a solenidade, esta sintonia entre os governos estadual e federal favorece o crescimento do estado, garantindo um aporte maior de recursos e iniciativas.

Durante a visita do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, ao Sapiens Parque, foram apresentados os segmentos que fazem parte do empreendimento, com projetos nas áreas social, ambiental, de lazer e eventos e, principalmente, científica e tecnológica. O secretário da SDS, Paulo Bornhausen, contou que o trabalho que vem realizando tem sido pautado em programar mais ações na área tecnológica, visando dar mais dinâmica à economia. “Queremos cumprir a missão de elevar Santa Catarina ao estado máximo de inovação”, revela.

Bornhausen apresentou ao ministro as propostas do Inova@SC, um dos programas do plano SC@2022, que tem o objetivo de transformar Santa Catarina em referência nacional na política de inovação com sustentabilidade, com geração de emprego e renda, promovendo o desenvolvimento econômico e preservando o meio ambiente. “É um programa ousado, que compreende os parques tecnológicos catarinenses, como o Sapiens Parque”, diz o titular da SDS. Segundo ele, um levantamento feito pela secretaria e Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), apontou 77 polos de inovação no estado.

Mercadante elogiou a iniciativa do governo catarinense, reforçando o interesse em fortalecer os esforços de Santa Catarina. “Temos um interesse especial pelo estado, pois suas taxas estão entre as maiores de crescimento em inovação. Isto reflete em uma economia limpa, dinâmica e que gera emprego e renda”, conclui.

Fonte: Folha Blu

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support