Florianópolis sedia workshop internacional sobre Sistemas Regionais de Inovação

Um projeto de cooperação entre a Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), Itália, Alemanha e Argentina resultou em um Workshop Internacional, que acontecerá entre os dias 17 e 21 de setembro, na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

A primeira etapa do projeto foi realizada em Concórdia e Chapecó; consultores e pesquisadores se reuniram para debater sobre agronegócio. A segunda, em Lages e no Vale do Itajaí teve como assunto a Biotecnologia. A terceira será em Florianópolis, e seu objetivo é promover a troca de experiências e conhecimento sobre os modelos regionais da inovação das regiões de Emilia-Romagna, Baden-Württemberg e Província de Córdoba. Além disso, serão discutidos ferramentas e elementos para aperfeiçoamento das políticas e instrumentos de gestão da inovação regional.

“O projeto que iniciou em 2012  tem como finalidade criar um plano de sistemas regionais de inovação voltado a Micro e Pequenas Empresas; buscar ações práticas para aplicar em diversas empresas e realizar novos negócios”, explica o coordenador de projetos da Fapesc, Randolfo Decker.

O evento contará com a presença de palestrantes internacionais como Enrico Wolleb, Günter Clar, Silvano Bertini, Hugo Dellavedova. Também estarão presentes o consultor de inovação, Diógenes Feldhaus, e o presidente da Fapesc, Sergio Gargioni.

O workshop será no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da UFSC, das 13h30 às 18h30. No último dia do evento haverá uma sessão exclusiva para o grupo de gestão do projeto.

O workshop é gratuito, porém é necessário confirmar presença pelo e-mail diogenes.feldhaus@okyra.com ou pelo telefone (48) 8424-1490, informando nome, dados de contato (e-mail, telefone e endereço), nome da instituição e posição atual.

As vagas são limitadas e os participantes receberão um certificado de participação.

A próxima etapa será na Europa e a previsão de conclusão do projeto é em março de 2013.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Fapesc
Viviana Ramos