Prevenção de desastres naturais é tema de palestra na UFSC

As ações da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) para prevenir catástrofes naturais serão abordadas amanhã (16), às 17h30, na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

A palestra das coordenadoras de projetos da Fapesc, Caroline Heidrich Seibert e Tatiana de Aguiar, fará parte da programação do seminário Ocorrência de fenômenos naturais, mudanças climáticas e suas implicações no cenário catarinense, que acontece até quarta-feira, no auditório do CCA (Centro de Ciências Agrárias) da UFSC.

Em 2008, por conta das enchentes, a Fapesc lançou a chamada pública 10/2009 para prevenção de catástrofes naturais. Dezessete projetos foram aprovados e financiados, totalizando R$ 2 milhões.

Um dos projetos aprovados foi o sistema de monitoramento hidrometeorológico do município de Blumenau. Um sensor foi implantado para acompanhar em tempo real a situação nas 5 principais bacias urbanas do município, com o objetivo de alertar quando houver risco de novas enchentes, explica Tatiana de Aguiar.

blumenau_1

As inscrições para o seminário podem ser feitas pelo e-mail: lucastro66@gmail.com

Custos:

Profissional de conselho de classe profissional superior R$ 50;
Profissional associado da AEASC ou uma das suas associações regionais R$ 40;
Estudante R$ 30;
Entidade pública ou privada (até dois participantes) e outros R$ 300.

Fonte: Assessoria de imprensa da Fapesc
Viviana Ramos