Teltec Solutions implanta acesso e segurança em rede wifi de instituição de Florianópolis

Estabelecer uma política eficiente de acesso e segurança da rede wifi é um desafio comum aos departamentos de TI em organizações de qualquer perfil. Na faculdade Cesusc, em Florianópolis, a instabilidade da rede, acessada por até 1,5 mil alunos diariamente, sempre foi um dos fatores que mais demandou esforços da equipe de TI, formada por oito profissionais. Com a adoção da solução Cisco Meraki, implantada pela integradora catarinense Teltec Solutions, a instituição de ensino pode desenvolver uma  política de acesso e segurança eficiente e garantir a satisfação dos usuários em relação a estabilidade da rede.

De acordo com o coordenador de TI do Cesusc, Fernando de Oliveira, a sobrecarga da rede wifi antes da nova tecnologia era um dos principais motivos de reclamação por parte de alunos, professores e visitantes. “Além disso, praticamente 40% do departamento era mobilizado para resolver questões relacionadas à rede, demandando dedicação de cerca de 10 horas por semana”, relata. Para o coordenador, a nova política de acesso e segurança auxiliou a instituição a alcançar seu principal objetivo ao disponibilizar a rede de internet sem fio: proporcionar um diferencial de ensino ao acadêmico.

Restrições trazem estabilidade e segurança

“Solucionamos o problema de acesso simultâneo, que sobrecarregava a rede. Agora, o usuário só pode acessar à rede por meio de um dispositivo por vez. Ou seja, se está conectado pelo celular, não poderá se conectar pelo computador”, explica. A estabilidade e a segurança da rede foram garantidas também por conta da política de restrições de acesso. Foram definidos três perfis de usuários: alunos, professores e visitantes, de modo que a pessoa só consegue acessar a rede se for aluno regularmente matriculado ou se estiver cadastrado no sistema como docente.

teltec menor

Segundo Oliveira, os estudantes costumam utilizar a rede para acessar o sistema acadêmico online, para baixar material de apoio e consultar notas e frequência, além de sites para pesquisar assuntos relacionados às aulas e YouTube com banda pré-definida. No entanto, não estão permitidos a acessar sites de jogos, Skype e programas similares, torrent e backup online. “Os professores possuem acesso a canais de vídeos e outros recursos para tornar a aula mais dinâmica. Já os visitantes possuem acesso mais restrito, liberado para acesso às redes sociais e com restrição de banda para qualquer site”, conta.

Com a nova solução, o departamento de TI da faculdade Cesusc de Florianópolis também obteve ganhos de gestão, pois a tecnologia é  gerenciada 100% em nuvem e permite acesso às informações em tempo real. “É possível emitir relatórios, verificar qual é o dispositivo e usuário que mais acessa e mais trafega informações na rede, além de criar novas redes e restrições rapidamente, se houver algum problema”, ressalta o coordenador. Para Oliveira, a tecnologia implantada em julho de 2014 superou 100% das dificuldades enfrentadas pelo departamento. “Em seis meses, nenhum professor ou aluno nos procurou para relatar problemas, apenas para sanar dúvidas sobre como acessar a nova rede e o motivo de não conseguirem acessar mais de um dispositivo simultaneamente”, comemora.

Sobre a Teltec

A Teltec Solutions é uma integradora de soluções de tecnologia da informação e comunicação que projeta e implanta redes de dados e voz, soluções de virtualização, cloud computing, armazenamento e segurança, com sede em Florianópolis (SC) e filiais em Brasília, Curitiba (PR) e Recife (PE). Conta com atuação em todo o território nacional e  parcerias estratégicas de grandes players mundiais do mercado de TI, como Cisco, HP, Axis, Citrix,  Vmware, NetApp, Amazon. Fundada em 1991, tem atualmente mais de 80 colaboradores e faturamento anual de mais de R$ 70 milhões.

Fonte: Dialetto