Projeto reforça presença da 31ª SDR no calendário turístico catarinense

Na próxima quarta-feira (14), Itapiranga vai mostrar que é mais do que o berço nacional da Oktoberfest. Serão lançados cinco livros com temática regional, mapas e um documentário sobre os 5 municípios da 31ª Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Itapiranga às 20hs, na Sociedade Recreativa Imigrantes de Itapiranga.

Os lançamentos foram viabilizados pela Chamada Pública CT&I para Desenvolvimento Regional de SC Nº 12/2009 da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina). Ela deu R$213 mil para o desenvolvimento da pesquisa que resultou no resgate histórico e cultural da região de abrangência da 31ª SDR. Mais do que repassar verbas, a FAPESC vai enviar ao evento a coordenadora de projetos Maria Cristina Hatz, para conferir o que foi feito com os recursos.  Os mapas, documentários e livros produzidos devem contribuir para que a região tenha maior visibilidade regional, estadual e nacional. Inclusive investidores podem descobrir o potencial turístico regional, e viabilizar investimentos no turismo. Vale lembrar que Itapiranga foi à primeira cidade brasileira a celebrar a Oktoberfest, em 1978, e está no 31ª ano da festa, enquanto Blumenau está apenas na 26ª edição. Reforçar a presença da 31ª SDR no calendário turístico catarinense pode ser um dos benefícios do projeto “Produção Técnica, Artística e Cultural dos Municípios da 31ª SDR, como instrumento de apoio ao turismo”.

Fonte: Fapesc