Univali recebe encontro de cooperativas de reciclagem

Proposta é discutir o tratamento de resíduos sólidos na região e a adequação das organizações a Política Nacional de Resíduos Sólidos

A sustentabilidade das cooperativas de catadores de material reciclável requer adequação às novas diretrizes e planejamento para aperfeiçoar a atividade. Com esse objetivo, na quarta-feira, dia 14 de novembro, ocorre na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), o 1º Encontro de Integração das Cooperativas de Catadores da Região da Foz do Rio Itajaí.

O Encontro terá a presença de representantes da Cooperativa dos Coletadores de Material Reciclável da Foz do Rio Itajaí (Cooperfoz), da Associação dos Agentes Catadores de Navegantes (Recinave), da Cooperativa de Reciclagem de Balneário Camboriú (Coopermar) e da Cooperativa de Reciclagem de Itapema (Cooperitapema).

As organizações vão debater com prefeituras, pesquisadores, professores e acadêmicos, a Política Nacional de Resíduos Sólidos, visando à adequação das cooperativas e o fortalecimento do movimento na região. A eficiência e modernização das cooperativas, estratégias de gerenciamento das organizações e adaptações a novos modelos e soluções, também são aspectos que serão discutidos na reunião. A abertura do encontro será às 9h, no auditório do Bloco E1 (auditório de Farmácia).

Além de debates e palestras, haverão outras atividades integradas, como exposição e mostra de produtos dos parceiros, triagem de resíduos, oficina de cartonaria e apresentação do Circuito Tela Verde. Todas gratuitas e abertas ao público.

Feira Solidária

Ainda no dia 14, estará montada em frente Biblioteca Central Comunitária, do Campus Itajaí, a Feira de Economia Solidária. Nesta edição, a Feira tem como proposta abordar a sustentabilidade e a reciclagem, com o tema “Recicle sua Consciência”.

Produtos como, bijuterias, tranças, pães, verduras, brinquedos, sabonetes e sabão natural, artesanato, roupas e livros, serão comercializados entre às 11h e 20h.

(Re)Aproveite

As cooperativas farão triagem de material reciclável ao vivo, entre às 11h e 13h30, no hall do Bloco D2, no Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar (CTTMar). Os organizadores do evento convidam todos os interessados, que tragam pilhas, baterias e óleo, para que seja feito o descarte correto no local.

Mais informações: (47)3341-7968, Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares Univali | (48)8407-9535, com Leila Severo Martins | (47)8415-5494, com Idalina Maria Boni.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Univali