Prefeito e Ministro da Ciência e Tecnologia analisam projetos para Florianópolis

O Ministro Aloizio Mercadante conheceu as propostas da administração municipal para o desenvolvimento econômico e tecnológico da cidade

 

alt

Prefeito e Ministro estiveram reunidos na tarde desta sexta-feira

Em reunião na tarde desta sexta-feira, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, e o Prefeito Dário Berger conversaram sobre aplicação de recursos do Ministério em projetos de modernização e infraestrutura tecnológica para Florianópolis.

 

Durante a reunião, o Prefeito e o Secretário Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável, Carlos Roberto De Rolt, apresentaram ao Ministro as propostas da administração municipal para o desenvolvimento econômico e tecnológico da cidade.

O Prefeito Dário Berger destacou ao Ministro a importância da indústria do conhecimento e da inovação para a cidade. “O setor tecnológico é um dos principais vetores de desenvolvimento de Florianópolis e é, ao mesmo tempo, uma indústria limpa, silenciosa e que precisa de pouco para crescer ainda mais. Com o apoio e parceria do governo federal, queremos transformar a nossa cidade efetivamente na Capital da Inovação, tornando-a um farol do potencial inovador do Brasil para todo o mundo”, afirmou o Prefeito.

O Ministro Mercadante ressaltou a história de referência do polo tecnológico da Capital catarinense. “Florianópolis já é reconhecida como uma referência no cenário inovador brasileiro. A cidade é o berço de um dos mais antigos parques tecnológicos e de uma das primeiras incubadoras do país, possui uma academia competente, instituições de referência e empresas inovadoras. O Ministério quer ser parceiro para desenvolver ainda mais a cidade”, disse o Ministro.

Durante o encontro, o Secretário De Rolt apresentou o Projeto de Lei Municipal de Inovação de Florianópolis. O Secretário destacou que o Projeto de Lei, que tramita na Câmara de Vereadores, é considerado uma proposta inovadora frente aos demais instrumentos de incentivo ao desenvolvimento econômico e tecnológico. “Nosso projeto propõe uma nova forma de atuação do município como agente de apoio à inovação e por isso gostaríamos que o Ministério conhecesse essa proposta e contribuísse para essa visão para, quem sabe, outros municípios adotem essa iniciativa”, avaliou o Secretário.

O Ministro elogiou o Projeto de Lei Municipal de Inovação de Florianópolis e destacou a sua importância. “A proposta de Lei apresenta uma estrutura inovadora. É um projeto fantástico que, com certeza, vai se espalhar como fogo em palha. Acredito que muitos outros municípios vão seguir essa proposta”, disse o Ministro.

Outro projeto apresentado pela Prefeitura ao Ministro foi o de Cidade Digital, que propõe a implantação de uma infraestrutura de rede digital para atender toda a cidade, interligando as unidades da Prefeitura de Florianópolis e oferecendo internet sem fio com acesso gratuíto para a população. Também foram apresentadas as propostas para a implantação de telecentros de inclusão digital e de uma programação de divulgação científica e tecnológica.

Fundação Certi
A reunião com o Ministro foi realizada na sede da Fundação Certi. Após as apresentações dos projetos desenvolvidos pela entidade, o Ministro conheceu alguns laboratórios e produtos criados pela instituição.

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Florianópolis

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support