A Universidade do Vale do Itajaí (Univali), recebe a exposição Future Ocean entre os dias 25 de outubro e 8 de novembro, na Biblioteca Comunitária Central do Campus Itajaí. A mostra exibe os resultados de pesquisas realizadas por cientistas da Universidade de Kiel, na Alemanha, sobre as mudanças enfrentadas pelos ambientes marinhos, incluindo alterações de ecossistemas e suas consequências para humanidade.
A exposição apresenta módulos que explicam a acidificação dos oceanos e seus impactos para os organismos marinhos, a gestão sustentável da pesca, o monitoramento dos oceanos e de suas correntes, a elevação dos mares e gestão de zonas costeiras, a exploração de recursos minerais e o acúmulo de lixo nos mares, sobretudo plásticos.
O acervo reúne rochas raras retiradas de ambientes a mais de 4 mil metros de profundidade, como nódulos de manganês, hidratos de metano congelado – substâncias inflamáveis que poderão servir de fonte energética no futuro – e fumarolas negras, verdadeiras chaminés submarinas que ajudam a formar estruturas ricas em minérios.
Para retratar melhor as pesquisas envolvendo estes temas, a mostra conta com vídeos, miniatura de um submarino científico e módulos interativos, que permitem aos visitantes avaliar as consequências da pesca predatória e do lixo nos mares. A exposição é aberta a visitação, gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h e aos sábados das 9h às 18h.
Agendamento de escolas: memorias.mar@gmail.com
Mais informações: (47) 3341-7725, com Kátia Naomi Kuroshima, coordenadora do curso de Oceanografia da Univali.
Fonte: Wagner Mezoni