Sonda IT firma parceria técnico-científica com Inovaparq

A Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) apoia o Inovaparq

A Sonda IT anunciou, em Joinville (SC), sua parceria com o Inovaparq, parque de inovação tecnológica de Joinville e região. Como parte do acordo de apoio está a mudança de sua regional para dentro do campus acadêmico. O projeto é uma iniciativa conjunta da Univille (Universidade da Região de Joinville), UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina), UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e da Universidade Católica de Santa Catarina, com o objetivo de criar um ambiente de aproximação entre universidades, empresas privadas e governos, promovendo o desenvolvimento regional.

A decisão de lançar o projeto foi respaldada pela necessidade de fomentar as ações de inovação tecnológica na cidade, associada à elevada capacidade das universidades do município, que dão suporte técnico-científico à iniciativa. A parceria com a Sonda IT contempla, além da sua instalação física no Inovaparq, um estreitamento da relação entre a companhia e as instituições acadêmicas, abrindo possibilidades para atividades de pesquisa e desenvolvimento de serviços envolvendo professores e estudantes de diversos cursos.

A proposta da Sonda IT é ir além do estudo acadêmico, trazendo uma visão comercial do mundo corporativo aos alunos. Para isso, a companhia disponibilizará uma série de cursos rápidos, de 24 a 30 horas, das práticas das rotinas empresariais fiscais e financeiras, como SPED Fiscal e Contábil, Comércio Exterior, Apuração dos Livros Fiscais, CIAP, entre outros. O conhecimento será transferido por meio de um programa de capacitação continuada aos alunos. Essas qualificações contarão como crédito de atividades extracurriculares e serão certificadas pela própria universidade.

“Hoje temos 20 vagas abertas a serem preenchidas por, no mínimo, 50% de alunos ingressantes em nossos cursos. A nossa intenção é de ampliar substancialmente, dobrando número de profissionais de nossa operação na região durante o próximo ano”, comenta Walter Lohman, gerente de produto da regional de Joinville da divisão de aplicativos da Sonda IT.

O Inovaparq foi criado com aporte financeiro do Governo do Estado de Santa Catarina, envolve quatro das maiores universidades da região e conta com a instalação de empresas de TI já consolidadas no mercado. “Companhias como a Sonda IT, ao promoverem a capacitação direcionada às suas demandas específicas, por meio de cursos de curta duração, promovem ao estudante a possibilidade de aliar aos seus conhecimentos, conteúdos das práticas empresariais, o que é um grande diferencial em seu currículo”, aponta Sandra Furlan, vice- reitora da Univille.

A Sonda IT, por meio desse conjunto de ações, abre a possibilidade de criar um grupo de candidatos bem preparados a serem absorvidos pela própria empresa, reduzindo o tempo entre contratação e capacitação, sendo que os que não forem contratados, estarão melhor preparados para o mercado de trabalho. “Atuar ao lado de instituições acadêmicas em um projeto que busca a inovação nos processos de formação dos futuros profissionais do mercado de trabalho, vai totalmente ao encontro dos nossos objetivos, unindo o desenvolvimento e geração da mão de obra local, à absorção de pessoas qualificadas para a nossa equipe”, finaliza Eduardo Borba, vice-presidente da divisão de aplicativos da companhia.

Fonte: IT Careers – Convergência Digital