Porto Alegre sedia o 6º Encontro Preparatório para o Fórum Mundial de Ciência

A Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Sul está promovendo, em conjunto com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) o 6º Encontro Preparatório para o Fórum Mundial de Ciência 2013. O encontro vai abordar o tema “Clima, Saúde e Alimentos – Desafios da Ciência na América do Sul” e ocorre nos dias 13 e 14 de maio, na UFRGS. O representante da Unesco, Ernesto Fernández Polcuch é um dos palestrantes.

O Fórum Mundial de Ciência vai ocorrer nos dias 25 e 26 de novembro no Rio de Janeiro e está sendo precedido de debates regionais, em diferentes capitais do país, para discutir questões relacionadas aos principais desafios da ciência no século XXI. É a primeira vez que o Brasil está sediando o evento.

No encontro preparatório de Porto Alegre – o penúltimo antes da realização do Fórum – o debate será sobre o papel da ciência, tecnologia e inovação nas questões relacionadas ao clima e ao manejo sustentável dos biomas, as contribuições científicas e tecnológicas sobre o tema e sua relação com a perspectiva do desenvolvimento sustentável, além de outros temas. Para isso, foram convidados palestrantes de universidades, instituições de pesquisa e órgãos governamentais que atuam na área de ciência, inovação e tecnologia, clima, produção agrícola, saúde, educação, entre outros.

Entre os palestrantes estão representantes da Embrapa, UFRGS, INPE, PUC, Fapergs, Fapesc, ABC e SBPC. Na aula magna, que ocorre às 17h30 do dia 13, participam o secretário executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia, Luiz Antonio Elias e o secretário estadual da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Cleber Prodanov.

Santa Catarina estará sendo representada no encontro pelo presidente da Fapesc, Sergio Gargioni, pelo diretor técnico-científico dessa Fundação, Sebastião Iberes Lopes Melo, e por dois pesquisadores:

Angelo Mendes Massignam
– Pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de SC. Ele participará da Mesa Redonda (dia 13/05) – Sessão 1: “Clima, Educação e Desenvolvimento Sustentável
Tema da Palestra: Mudanças Climáticas e a Inovação para a Produção de grãos

Rubens Onofre Nodari – Professor titular UFSC – Coord PPG em Recursos Genéticos Vegetais
Ele participará da Mesa Redonda (dia 14/05) -Sessão 3: “Produção de Alimentos e o Desenvolvimento Inclusivo
Tema da Palestra: Sistemas de Produação Agricola e Inovação Tecnológica: Da Transgenia à Produção Orgânica

Fonte: Site do Confap, com contribuições da Fapesc.