Preparados homeopáticos influenciam composição mineral de cebola orgânica

 
 

altA Estação Experimental da Epagri de Ituporanga tem pesquisado o uso de substâncias ultradiluídas, também denominadas preparados homeopáticos, em cebola no sistema de produção orgânico. O uso de preparados homeopáticos no manejo de vegetais é permitido pelas normas orgânicas por apresentar baixo poder residual nos alimentos e impacto no ambiente. As substâncias ultradiluídas são manipuladas na Estação Experimental da Epagri de Lages, sob a coordenação do pesquisador Pedro Boff e avaliadas a campo pelos pesquisadores da Estação Experimental de Ituporanga. “A cebola é produzida tradicionalmente com o uso de agroquímicos, porém a produção de cebola orgânica em escala familiar têm sido apoiada e pesquisada pela Epagri em Santa Catarina”, informa o pesquisador da EEItuporanga, Paulo A. S. Gonçalves.
Na composição mineral de cebola são encontrados diferentes minerais como cálcio, ferro, fósforo, magnésio, potássio, sódio e selênio. Os teores desses minerais dependem, entre outros fatores, da sua concentração no solo.
Em pesquisa recente, divulgada na Revista Agropecuária Catarinense em novembro de 2012, disponível no site http://www.epagri.sc.gov.br ,foi observado que o preparado homeopático de calcário de conchas 6CH apresentou alto valor de cálcio nos bulbos produzidos. O preparado Natrum muriaticum 12CH apresentou maiores níveis de fósforo, ferro, silício e potássio. Esses resultados abrem a perspectiva de estudo da qualidade nutricional de alimentos e da nutrição de plantas influenciados pelo uso de homeopatia.
O trabalho de pesquisa foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), em parceria com as Estações Experimentais da Epagri de Ituporanga e da Embrapa/Hortaliças de Brasília (DF), representadas respectivamente pelos pesquisadores Paulo A. S. Gonçalves, João Vieira Neto e Patrícia G. B. de Carvalho.

Mais informações: Pesquisador Paulo A. S. Gonçalves/Epagri/Estação Experimental de Ituporanga, no telefone: (47 – 3533-1409), e-mail: pasg@epagri.sc.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

Na foto, área experimental de cebola, com aplicação de preparados homeopáticos, sendo avaliada pelos empregados da Epagri/EEItuporanga, operários rurais, Moacir Nascimento (a esq) e Márcio Freitas (a dir).
 

Fonte: Epagri

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support