Um equipamento portátil que gera estímulos elétricos para sensibilizar pontos reconhecidos pela acupuntura, usado principalmente para aliviar dores, pode ser desenvolvido em Santa Catarina com apoio dos governos estadual e federal. Detalhes do Estimulador Portátil para Eletro-Acupuntura foram apresentados nesta quarta-feira (13) à comissão julgadora que definirá quais projetos de pesquisa e desenvolvimento receberão subvenção econômica.
A proposta do estimulador foi pré-selecionada entre 116 propostas submetidas à chamada pública do Pappe (Programa de Subvenção à Inovação em Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina), lançada pela Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), em parceria com a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos). Representantes de ambas as agências, bem como da Acate (Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia), Celta (Centro Empresarial para Laboração de Tecnologias Avançadas), Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e Badesc (Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina), avaliaram resumos das 18 propostas pré-selecionadas segundo critérios da chamada pública do Pappe durante todo o dia 13.
“O diferencial do nosso projeto de Estimulador Portátil para Eletro-Acupuntura é que os protocolos de tratamento podem ser atualizados via web”, explicou o Eng. Wendel Severino, da empresa NKL Produtos Eletrônicos, com sede em Brusque. Por ser um produto médico, a legislação brasileira exige certificação rigorosa, pois “em hipótese alguma ele pode causar riscos ao usuário”, complementa Severino. O equipamento estimula a liberação de substâncias capazes de proporcionar diversos efeitos, entre eles o analgésico, que em alguns casos potencializam os efeitos da acupuntura tradicional. O número de procedimentos de acupuntura realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país cresceu 429% em cinco anos, onde também se encaixa o apoio da eletro-acupuntura. A acupuntura foi regulamentada como especialidade médica no Brasil em 1995, segundo a NKL. Saiba mais sobre a empresa em http://www.nkl.com.br.
Os resultados desta última etapa seletiva do Pappe serão anunciados no site www.fapesc.sc.gov.br.