Fapesc apóia governo de Alagoas no enfrentamento às enchentes

13.07.2010

O diretor de Pesquisa Agropecuária e Meio Ambiente da Fapesc, professor Zenório Piana, proferiu palestra no “Seminário para repasse das experiências de Santa Catarina em desastres naturais”, na cidade de Maceió, Alagoas, na quinta-feira (8). O principal objetivo do seminário foi transferir o conhecimento adquirido por pesquisadores de Santa Catarina depois de o Estado sofrer diversas enchentes, enxurradas e deslizamentos de terra.

O Doutor Piana, que também é coordenador técnico do Grupo Técnico-Científico – GTC de Prevenção a Catástrofes Naturais de Santa Catarina, falou sobre o Grupo de Reação e o GTC criados pelo governo de Santa Catarina para fazer frente à calamidade que se abateu no Estado em novembro de 2008.
O Grupo de Reação, que teve a coordenação geral do Ex-secretário de Articulação Nacional Geraldo Althof, possibilitou uma ação rápida e efetiva no enfrentamento da crise e permitiu a harmonização das ações entre as diversas secretarias de Estado, bem como a priorização e agilização das ações e projetos para a reconstrução dos danos causados pelas enchentes e deslizamentos verificados naquele ano.

De caráter permanente, o GTC é vinculado à Fapesc e à Epagri, e tem a coordenação geral do professor Antônio Diomário de Queiroz. Atua de maneira efetiva na construção de uma estrutura que seja referência internacional para avaliar e identificar as causas e a adoção de medidas preventivas às catástrofes naturais, provocadas por fenômenos atmosféricos adversos em Santa Catarina.
O Dr. Zenório Piana mostrou em sua palestra o que vem sendo feito pelo GTC e as possibilidades de utilização dos conhecimentos em Alagoas. A Secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação daquele Estado, Professora Janesmar Camilo de Mendonça Cavalcanti, presente ao evento, mostrou interesse em fazer uma parceria com Santa Catarina, aproximando os dois Estados na busca de soluções comuns, aproveitando as experiências e conhecimentos do GTC.
Na oportunidade, o coordenador técnico do GTC falou também sobre o Projeto JICA, que está sendo elaborado em Santa Catarina por uma equipe de técnicos japoneses e catarinenses para realizar um estudo visando definir projetos estratégicos, estruturantes e não-estruturantes, para prevenir e mitigar os efeitos de futuros eventos climáticos extremos na Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí.
A comitiva catarinense que foi a Maceió para solidarizar-se com o povo alagoano e transmitir suas experiências em desastres naturais, teve a coordenação da Secretaria de Estado do Planejamento e contou, além da participação do GTC/Fapesc-Epagri, de outras instituições do Estado.

No seminário, o titular da Secretaria de Desenvolvimento Regional de  Blumenau, Raimundo Mette, falou sobre a tragédia ocorrida no Vale do Itajaí em novembro de 2008 e o trabalho de reconstrução nas cidades pertencentes à SDR Blumenau.
O diretor estadual da Defesa Civil de Santa Catarina, Major Emerson Emerim, palestrou sobre a reabilitação e o auxílio reação. A presidente da Cohab, Maria Darci Mota Beck, discorreu sobre a reconstrução das habitações. Equipe da Secretaria de Estado da Saúde, Dulce Maria Brandão Castro Quevedo (Gerente de Planejamento) Cristina Machado Pires (Gerente do SAMU) e Gladys Lentz Martins (Coordenadora Estadual da Regulação), falaram sobre o seu trabalho por ocasião das enchentes de 2008. Membros da Secretaria Municipal de Assistência Social de Blumenau falaram sobre a questão dos abrigos.
Durante o evento, houve troca de informações para a continuidade de ações e apoio da equipe catarinense.

O Seminário teve a coordenação geral do Secretário Adjunto de Planejamento de Alagoas, Antônio Carlos Quintiliano e do lado catarinense de Túlio Tavares e Norton Bopre, da Secretaria de Estado do Planejamento. Também estiveram  presentes outras autoridades do Estado de Alagoas, entre elas a Secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Doutora Janesmar Camilo de Mendonça Cavalcanti, representantes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros.
Informações: Dr. Zenório Piana– telefone: (48) 32151212; e-mail piana@fapesc.sc.gov.br.