Presidente da Fapesc fala no CCJ

A Fundação José Arthur Boiteux convida para a inauguração do painel restaurado com fotos dos fundadores da Faculdade de Direito, nesta sexta-feira, 13 de maio, às 10h, no Centro de Ciências Jurídicas da UFSC. O painel recebeu local de destaque, logo na entrada do CCJ, e foi restaurado com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC).

O presidente da Fundação, Sergio Gargioni, dará a palestra Panorama da  Pesquisa em Santa Catarina, após a solenidade.

Histórico

A Faculdade de Direito de Santa Catarina, que veio a integrar a Universidade Federal de Santa Catarina, foi fundada em 11 de fevereiro de 1932 e tem  hoje mais de 1.000 alunos de graduação e pós-graduação.

Na reunião da Congregação do Instituto Politécnico realizada no dia 21 de dezembro de 1931, o Desembargador e Professor José Arthur Boiteux apresentou proposta de criação de uma Faculdade de Direito. Aprovada a proposição, foi constituída uma Comissão Especial, da qual participavam o Boiteux, o Desembargador Américo Silveira Nunes e o Professor Henrique da Silva Fontes.

No mesmo Instituto Politécnico, em reunião com os pioneiros do ensino jurídico do Estado, em 11 de fevereiro de 1 932, foi aprovada a fundação da Faculdade de Direito.

A data de inauguração deu o nome ao Centro Acadêmico do Curso de Direito: Centro Acadêmico XI de Fevereiro ( www.caxif.ufsc.br), fundado em setembro de 1932.

Fonte: Agecom e FAPESC

Saiba mais nos sites www.ccj.ufsc.br e www.funjab.ufsc.br.