Além deste seminário, a Sectma organizou mais dois eventos preparatórios para a CECTI. O primeiro teve início no dia 03 de março, na UPE, em Recife. Na última quarta-feira (10) foi a vez de Petrolina, Sertão do São Francisco, receber o evento. O ciclo de debates será finalizado terça (16) e quinta-feira (18) da próxima semana, com seminários na UFRPE/Recife, e no Itep/Caruaru, Agreste do Estado, respectivamente.
Na UFRPE, o seminário terá como tema central Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Áreas Estratégicas, que será abordado pelo presidente da Refinaria Abreu e Lima, Marcelino Guedes.
Também irão proferir palestras o coordenador de Articulação Industrial da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), Antônio Sotero, que falará sobre Petróleo, Gás, Offshore, Indústria Naval e Petroquímica; o chefe do Departamento de Física da UFPE, Celso Pinto de Melo, que irá tratar do subtema Tecnologias Portadoras de Futuro aplicadas a APLs; o vice-presidente da Associação Mundial de Energia Eólica e diretor presidente da Eólica Tecnologia, Everaldo Feitosa, que falará sobre Energias Limpas; e o diretor técnico da Hemobrás, Luiz Amorim, que discursará sobre Polo Farmacoquímico e Hematociência.
Ao final das palestras, os participantes serão reunidos em grupos para elaborarem propostas à CECTI. As discussões acontecerão no Centro de Ensino de Graduação (CEGOE) da Universidade. ?As contribuições fornecidas pelos participantes durante os seminários serão compiladas e irão compor um documento, que será levado à Conferência?, explicou o secretário executivo de Tecnologia, Inovação e Ensino Superior da Sectma, Anderson Gomes.
As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas no hotsite da Conferência, através do endereço eletrônico http://www.sectma.pe.gov.br/cecti/. Os interessados devem preencher o formulário e enviar para o e-mail: cecti@sectma.pe.gov.br. As inscrições deverão ser confirmadas momentos antes da abertura do seminário. A organização do evento irá confirmá-las, realizar novas inscrições e entregar o material do seminário, entre às 13h e 14h. O procedimento de inscrições on line é o mesmo para a 1ª CECTI.
CECTI – Com o tema Política Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável, a 1ª CECTI abordará temas como fomento à inovação, interiorização do conhecimento, divulgação e popularização da ciência, energias limpas, mudanças climáticas, tecnologias portadoras de futuro, entre outros.