Governo do estado renova convênio com programa de abrangência nacional

Será assinado na segunda-feira, 16, o convênio entre o governo estadual e o Programa SIBRATEC de Extensão Tecnológica (Sistema Brasileiro de Tecnologia). O acordo dará início à segunda fase do programa em Santa Catarina que se estenderá até 2017, a fim de consolidar a rede estruturada no período de 2009 a 2012. A assinatura do documento acontecerá no auditório da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), às 11h.

A ação é desenvolvida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) através da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), em parceria com o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e a FAPESC, sob coordenação da SOCIESC (Sociedade Educacional de Santa Catarina). Para Deborah Bernett, coordenadora do SIBRATEC na FAPESC, “o Programa vem ao encontro das metas traçadas pelo Governo do Estado de Santa Catarina para atuar de forma organizada e alinhada com o MCTI, mediante ações concretas para micro, pequenas e médias empresas brasileiras (MPMEs) e voltadas para o desenvolvimento regional.” De 22 estados com extensão tecnológica do SIBRATEC em operação no país, apenas as redes de Santa Catarina e São Paulo atingiram suas metas e terão seus convênios renovados.

O intuito do SIBRATEC é promover a inovação, o aumento da competitividade e a internacionalização das MPMEs de todo o estado, solucionando gargalos na gestão tecnológica, no desenvolvimento de projetos e na produção e comercialização de bens e serviços. Os setores prioritários que receberão o incentivo, segundo levantamento da SDR (Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina), são o Agroindustrial, o Eletro-Metal-Mecânico, o de Plásticos, Madeira e Móveis, o da Tecnologia da Informação e Comunicação, e os setores Têxtil e Cerâmico.

A previsão é que cerca de 500 empresas catarinenses sejam atendidas com R$ 6,3 milhões, sendo R$ 4 milhões do MCTI/FINEP, R$ 1,3 milhão FAPESC e R$ 1 milhão das MPMEs. De acordo com o levantamento feito por Carlos Heitor Zimmermann, que coordena o SIBRATEC na SOCIESC, a maior parte das empresas está localizada no Oeste do estado, 183; a segunda região em números de contemplados é a de Joinville, com 129; em seguida Vale do Itajaí com 83; Criciúma com 47, e por último Florianópolis 43. Na primeira fase de execução foram investidos R$ 5,3 milhões.

Haverá quatro modalidades de suporte às empresas: Atendimento Tecnológico com Unidade Móvel com duração de três dias, a fim de auxiliar na solução de problemas associados a produtos e/ou processos (1); Atendimento Tecnológico para Adequação de Produto, para atender às exigências da legislação e dos mercados interno e externo relativas à qualidade dos produtos e eficiência dos processos e serviços (2); Gestão do Processo Produtivo para aumentar a competitividade, por meio de organização da produção e controle da qualidade (3); investimento em Tecnologias Limpas, com soluções como aproveitamento de resíduos industriais, economia de energia e reutilização de água (4).

A Rede de Extensão Tecnológica é apenas uma das ações do SIBRATEC, que inclui as Redes de Centros de Inovação e as Redes de Serviços Tecnológicos. O programa foi instituído em 2007, através de um decreto, para apoiar o desenvolvimento tecnológico das empresas nacionais, por meio da promoção de pesquisa e desenvolvimento de processo e produtos inovadores e assistência e transferência de tecnologia.

Fonte: Jéssica Trombini – FAPESC