Governo do Estado promove evento internacional de inovação na administração pública

O presidente da FAPESC (Fundação de Amparo à pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), Sergio Gargioni, vai mediar o debate entre os palestrantes do dia 11 que participaram do 2º Seminário Internacional da Fundação Escola de Governo (ENA). O evento começou na quarta-feira, 10, no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis e teve o apoio da FAPESC por meio do PROEVENTOS, programa de incentivo à realização de eventos de ciência, tecnologia, pesquisa e inovação em todo o estado. Na abertura, esteve presente o coordenador de projetos da FAPESC, Gilberto Montibeller, representando a entidade.

Seminario ENA SDS

Com o tema “Business Intelligence: inovação e inteligência aplicadas à administração pública”, o objetivo do encontro foi discutir novas práticas de gestão, apresentando modelos inovadores com destaque nacional e internacional. A Fundação ENA Brasil foi criada pelo governo do estado de Santa Catarina em 2009, em convênio com a École Nationale d’Administration (l’ENA) francesa, que tem a missão de formar gestores públicos por meio de cursos de formação, capacitação e aperfeiçoamento contínuo.

A presidente da Fundação ENA e professora da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Martha Kaschny Borges, destacou que a temática da inovação na administração pública é emergente nos dias atuais e falou sobre os mais 250 cursos realizados pela instituição.

O chefe da Divisão de Ciência e Tecnologia do Ministério das Relações Exteriores, conselheiro Ademar Seabra, abriu os trabalhos com a palestra “Inovação no Setor Público: diplomacia da inovação – uma abordagem holística”. Ainda pela manhã, o seminário contou com a apresentação do case do ÁgoraLab, laboratório internacional multi-institucional.

O evento contou ainda com a presença do senador Luiz Henrique da Silveira, que falou sobre o início da ENA em Santa Catarina; do cônsul honorário da França, Jean Victor Martin; do Secretário de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo, Vinícius Lummertz; e do presidente do Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (Ciasc), João Rufino de Sales.

Fonte e foto: Michelle Nunes – Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, adaptada

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support