SDR Blumenau discutirá diretrizes para o Projeto Jica na segunda-feira

11.09.2010

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Blumenau receberá, na segunda-feira (13), autoridades e lideranças para apresentação das Diretrizes Básicas para elaboração do Plano Diretor do Estudo Preparatório para o Projeto de Medidas de Prevenção e Mitigação de Desastres na Bacia do Rio Itajaí. A abordagem será conduzida pelo chefe da equipe da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), Minoru Ouchi. A reunião terá inicio às 14 horas e será realizada no auditório da SDR Blumenau (Rua Braz Wanka, 238 – Vila Nova).

O projeto faz parte de um termo de cooperação assinado entre o Governo do Estado de Santa Catarina com a Agência de Cooperação Internacional do Japão – Jica – para a realização de estudos preparatórios para o “Projeto de Prevenção de Desastre e Medidas Mitigadoras para a Bacia do Rio Itajaí”, com duração de 18 meses.

No início do mês de abril de 2010 a equipe do Jica visitou a Bacia do Itajaí a fim de buscar soluções para os problemas decorrentes da catástrofe de novembro de 2008 no Vale do Itajaí. Técnicos especialistas de órgãos e entidades de Santa Catarina disponibilizaram os dados socioambientais da região para a equipe realizar o estudo.

Devido a este projeto foi criada a Comissão de Estudos Preparatórios – Bacia do Rio Itajaí – Comissão Jica, que fará o acompanhamento. A comissão, instalada nas dependências do Ciram/Epagri, no Centro Administrativo em Blumenau, também sede da SDR Blumenau, será coordenada pelo presidente da Fapesc, Antônio Diomário Queiroz.

Jica – No mundo existem diversos grupos e organizações que realizam cooperação econômica com países em desenvolvimento, com o objetivo de apoiá-los no desenvolvimento Socioeconômico. Uma das ferramentas para tal fim é a Assistência Oficial ao Desenvolvimento – AOD. A Jica é o organismo japonês responsável por canalizar uma parte dos recursos destinados a AOD do Japão, mais precisamente aqueles referentes às doações bilaterais que podem ser por cooperação técnica ou cooperação via doações. O interesse do Jica pelo Brasil surgiu pelos laços de amizade entre os dois países e pelo fato de o Brasil estar em um estágio mais avançado em relação a outros países em desenvolvimento. O Jica tem como prioridade no Brasil o Meio Ambiente para realização de projetos e intercâmbio tecnológico.

Fonte: jornalista Juliana Damian Silva, telefone (47) 3324-9038 / 8804-5211, e-mail imprensa@bnu.sdr.sc.gov.br.

Secretaria de Estado de Des Reg Blumenau

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support