Desenvolvimento do território do Contestado é tema de seminário apoiado pela FAPESC

Entre os dias 20 e 22 de agosto acontece em Canoinhas o II Seminário Sistemas de Produção Tradicionais e Agroflorestais no Centro-Sul do Paraná e Norte Catarinense. Simultaneamente será realizado o III Workshop sobre Desenvolvimento Regional no Território do Contestado. Os dois eventos têm apoio da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) por meio do Proeventos, programa de incentivo a eventos de Ciência, tecnologia e Inovação, realizados em Santa Catarina. São integrados e acontecerão no Hotel Santa Catarina, a partir das 19h do dia 20.

workshop e seminario uncontestado

A temática será “Experiências Internacionais de Desenvolvimento Territorial”, com palestras e relatos sobre novas tecnologias em cultivos e produtos agroflorestais e erva-mate, experiências de desenvolvimento rural, Indicação Geográfica de Produtos, usos do solo e desenvolvimento regional. Estão previstas palestras de pesquisadores de Santa Catarina e Paraná, além de oito congressistas internacionais, da Argentina, Espanha e de Portugal. A programação pode ser consultada no site do evento.

A inscrição é gratuita, e pode ser feita até dia 19, ou mesmo no primeiro dia de evento, se ainda houver vagas. Apenas o certificado de participação será pago, custando R$ 10. São esperadas lideranças rurais, empresariais, sociais e sindicais, alunos e pesquisadores. Para o professor Valdir Roque Dallabrida, organizador dos eventos, “a Academia tem um papel importante na investigação científica e produção que tratem de temas voltados ao desenvolvimento regional; articular espaços de debate social do tema é de fundamental importância”.

Fonte: Jéssica Trombini – FAPESC