Debates sobre CT&I em SC mobilizam interior

Cerca de 250 pessoas, entre pesquisadores e professores, empresários e representantes do setor público participaram dos Diálogos Regionais da IV Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, em Joaçaba e Lages, nos dias 6 e 8 de agosto, respectivamente.

A próxima reunião acontecerá no dia 21 de agosto, em Chapecó, no auditório da UNOCHAPECO (Universidade Comunitária da Região de Chapecó) (Bloco R3). No dia seguinte, ocorrerão reuniões para conhecer projetos de pesquisa e inovação, incluindo incubadoras e parques tecnológicos.

Esses encontros objetivam estabelecer linhas prioritárias de atuação do Estado no apoio a pesquisas científicas, tecnológicas e a inovações, realizadas por pesquisadores, instituições e empresas radicados em Santa Catarina. Os eixos temáticos da IV Conferência são: I – Inovação na Gestão Pública; II – Legislação e Inovação e: III – Pesquisa e Inovação – Universidade, Empresa e Universidade.

O Coordenador de Projetos da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), Randolfo Decker, destaca o sucesso dos encontros regionais, articulados em parceria com os Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) da UNOESC (Universidade do Oeste de Santa Catarina), da UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina) e da UNOCHAPECÓ, com envolvimento direto das Pró-Reitorias de Pesquisa e dos respectivos Reitores. O mérito desses encontros regionais está na reunião de micro e pequenas empresas inovadoras, de lideranças do setor produtivo como SEBRAE (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina), SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Santa Catarina), IEL-SC (Instituto Euvaldo Lodi de Santa Catarina), Associações Comerciais e Industriais, e outras, com pesquisadores e lideranças dos governos estadual e regional, para discutir e apresentar sugestões nas questões relacionadas com as políticas de Pesquisa e Inovação para o desenvolvimento regional.

O encontro final dessa Conferência está programado para outubro, em Criciúma, com a participação do Governador Raimundo Colombo e do Secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Bornhausen. Na ocasião, será elaborado um documento contendo a síntese dos resultados de todas as discussões, que será encaminhado ao Ministério da Ciência e Tecnologia e difundido entre as instituições do Sistema Catarinense de CT&I.

A síntese dos trabalhos ficará disponíveis no site: http://www.conferenciacti.sc.gov.br/. Todos os interessados poderão incluir outras sugestões que não foram contempladas nas reuniões regionais.

Informações adicionais com a jornalista Heloisa Dallanhol, e-mail heloisa@fapesc.sc.gov.br, fones (48) 3665-4812 e 8418-1180.